Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Mulheres pato-branquenses são mobilizadas para realização do preventivo de câncer de colo de útero

Neste sábado, 26 de maio, treze unidades de saúde funcionarão durante todo o dia, para a realização do exame

 

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Saúde, realizará um mutirão de atendimento para coleta do preventivo de câncer de colo de útero. A ação será neste sábado, dia 26, quando treze unidades de saúde funcionarão durante todo o dia, das 08h às 17h, sem intervalo para o almoço. Na última edição, em 2017, cerca de 250 mulheres participaram do mutirão e a expectativa é aumentar os números neste ano.

As unidades de saúde que estarão atendendo são: Alvorada, Bortot, Centro (Mãe Pato-branquense), Fraron, Industrial, Morumbi, Novo Horizonte, Pinheirinho, Planalto, São Cristóvão, São João, São Roque do Chopim e Vila Esperança. Para serem atendidas, as mulheres devem buscar atendimento na unidade onde já frequentam e apresentar o Cartão SUS, Cartão Família e RG.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Pato Branco, Márcia Fernandes de Carvalho, a ação é voltada à saúde da mulher e visa estimular o cuidado e a prevenção. “Nosso grande objetivo é ofertar e promover ações de prevenção, ressaltando a importância da busca por atendimento, pois o exame e o diagnóstico são rápidos e de suma importância. Sendo que, quanto antes o câncer for diagnosticado, maior as chances de sucesso no tratamento”, salienta.

Márcia enfatiza o cronograma diferenciado, oferecido neste sábado (26), quando as principais unidades de saúde da cidade estarão abertas especialmente para a realização do preventivo.

“Considerando os compromissos e a rotina das mulheres durante a semana, muitas não encontram tempo para realização de exames preventivos. Cuida-se dos filhos, dos demais familiares, mas, muitas vezes, nós mulheres ficamos em segundo plano. Não podemos permanecer assim. Por isso, queremos que este seja um momento destinado a quem faz tanto pelos outros, mas que também precisa pensar em si”, reforça Márcia.

Além do câncer de colo de útero e suas lesões, o exame também pode diagnosticar outras infecções, como a candidíase. Como a coleta do exame envolve exame genital, também é possível perceber doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, gonorreia, clamídia, entre outras.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (46) 3213-5028.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários