Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Este sábado contará com mobilizações de Saúde voltadas a diferentes públicos


A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco promove, neste sábado (18), três eventos: o Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, o Dia D da Campanha Agosto Azul e o Mamaço da Semana Mundial do Aleitamento Materno

 

Neste sábado, dia 18, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá diversas ações voltadas à promoção da saúde e à prevenção, atendendo diferentes públicos: crianças, mães e homens de diversas idades. Isso porque, na ocasião, acontecerá o Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, o Dia D da Campanha Agosto Azul e o Mamaço da Semana Mundial do Aleitamento Materno.

A Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo segue até 31 de agosto e possui, como público-alvo, crianças com idades entre 1 ano a menores de 5 anos. No Dia D da campanha, 18 de agosto, todas as unidades de saúde dos bairros estarão abertas das 08h às 17h, sem intervalo para o almoço. Na ocasião, o atendimento também ocorrerá na unidade de saúde de São Roque do Chopim.

Durante todo o mês de agosto, estão sendo priorizados atendimentos a população masculina nas unidades de atenção básica do Município. Neste sábado (18), das 09h às 16h, na Praça Presidente Vargas e nas unidades de saúde dos bairros, os homens pato-branquenses poderão realizar: aferição de pressão arterial, teste de diabetes, solicitação de exames laboratoriais, testes rápidos de HIV/sífilis, hepatites virais, avaliação nutricional, postural e teste de estresse. Haverá, ainda, orientações de saúde bucal e de doenças relacionadas ao uso do tabaco, abordagem sobre o uso racional de medicamentos, divulgação do pré-natal do parceiro, entre outras ações.

No caso da programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno, além das ações desenvolvidas nas unidades de saúde, com rodas de conversa e orientações com grupos de mães, neste sábado (18), às 10h, na Praça Presidente Vargas, haverá um “Mamaço”. Na sequência, acontecerá o sorteio de três ensaios fotográficos, para as mães que participam dos grupos nas suas unidades de saúde de referência.

A secretária municipal de Saúde de Pato Branco, Márcia Fernandes de Carvalho, convoca a população para que participe das ações. “Estamos trabalhando para promover qualidade de vida e prevenir doenças sérias, que podem comprometer a saúde de crianças e adultos. Tanto o público infantil, como as mulheres e os homens, precisam ter as garantias de uma vida saudável, com qualidade e longevidade. Para tanto, contamos com a adesão da população”, destaca Márcia.

Ela ressalta, ainda, a importância da prevenção, principalmente em relação à saúde do homem, que é um dos focos das mobilizações deste sábado. “O poder público está fazendo a sua parte, mas precisamos da conscientização da sociedade em relação a cultura da prevenção. É comum as pessoas procurarem o atendimento médico apenas quando há algum problema de saúde, especialmente os homens. Contudo, o acompanhamento preventivo  deveria ser um hábito, principalmente porque quando diagnosticadas precocemente, as doenças têm mais chances de cura”, completa a secretária de Saúde.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários