Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Dia D da campanha Setembro Amarelo reuniu centenas de pessoas em Pato Branco

Programação contou com o apoio de várias entidades

Um grande número de pessoas participou, na manhã deste domingo (15), na Praça Presidente Vargas, do Dia D do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio, que no município é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran). Com o slogan “Viver é a melhor opção sempre”, foram promovidas diversas atividades preventivas, de fortalecimento à vida e ao bem-estar das pessoas.

Com saída do posto Amigão e chegada na Praça Presidente Vargas, aconteceu uma caminhada com a temática “Inteligência emocional”, promovida pelo Colégio Integral e pelo Centro de Educação Infantil Mundo Encantado. Além disso, a programação contou com ações preventivas sobre o tema, roda de chimarrão, circuito de saúde com teste de ansiedade, orientações odontológicas, uso racional de medicamentos e testes rápidos de hepatites, HIV e sífilis. As ações tiveram a parceria da Faculdade de Pato Branco (Fadep), Guepardo Frutas, Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco (Sindicomércio), Clinisam, Douglas Tessaro Studio Personal, Espaço Evoluir, além dos voluntários do projeto Colhendo Sorrisos.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, enfatizou que o Dia D foi um momento de mobilização para refletir sobre a importância da vida. “Foi um domingo de atividades voltadas à saúde mental, em que priorizamos o fortalecimento da vida no mês em que nossa atenção volta-se à prevenção ao suicídio. Tanto a caminhada como a mateada serviram para que, por um momento, pensemos em escutar mais o outro. Falta isso nos dias de hoje”, salientou.

O professor da Fadep, Gelson Barbosa, participou das atividades e ressaltou que a união da comunidade no Dia D demonstra o quanto a causa é justa. “Precisamos falar sobre a saúde mental, sobre prevenção, pois se não fizermos agora poderá desencadear tantas outras coisas que não teremos controle no futuro”, apontou.

O psicólogo Caio Rivas Marques disse que participar do evento foi gratificante. Para ele, a luta é de toda a sociedade. “A população de Pato Branco é muito engajada com as mais diversas atividades. Trabalhar a saúde mental é fundamental para o melhoramento do ser humano”, opinou.

Setembro Amarelo

Durante todo o mês de setembro diversas atividades voltadas à prevenção ao suicídio serão trabalhadas em Pato Branco. Palestras, rodas de conversas, testes rápidos, orientações nutricionais e odontológicas estão acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, além de atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários