Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia segunda-feira (23) em Pato Branco

Primeira etapa contempla idosos, com 60 anos ou mais e, profissionais da área da saúde

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na segunda-feira (23), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que neste ano foi antecipada devido ao Coronavírus  (Covid-19). A campanha, que segue até o dia 22 de maio, será realizada em três etapas, contemplando grupos prioritários distintos: o primeiro a receber vacina serão os idosos (60 anos ou mais) e, os trabalhadores da área da saúde.

As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros e do centro, bem como, em São Roque do Chopim. Os moradores das comunidades rurais podem buscar atendimento na UBS mais próxima de sua residência. É necessária a apresentação da carteirinha de vacinação e carteira do SUS, no momento da imunização. Na Sala de Vacinas, junto à UBS Central, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem intervalo para o almoço. Nas UBS dos bairros e na unidade de São Roque do Chopim, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h15 e das 13h às 16h45, para esta primeira etapa.

De acordo com os dados disponibilizados pelo Estado do Paraná, Pato Branco tem 2.946 trabalhadores de saúde e 7.452 idosos que devem ser vacinados nesta primeira etapa, sendo que a meta é imunizar 90% dos grupos elegíveis. A coordenadora de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Elys Regina Albani, explica que, o Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar a campanha com um mês de antecedência, que historicamente acontecia em abril, pelo momento que o mundo passa no combate ao Covid-19 e em virtude da confirmação de casos no país, apesar desta vacina não prevenir contra esse novo vírus.

“Queremos proteger a população contra a Influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Destaca-se que os sintomas desta doença são semelhantes aos do Covid-19 e essa antecipação visa reduzir a carga da circulação de Influenza na população”, salienta.

Segundo Elys, cada Unidade de Saúde pensou no melhor espaço para que os idosos não precisem entrar no local, aglomerando-se junto aos demais usuários, e inclusive, algumas Unidades farão a imunização em outros locais do bairro. “A vacina contra a gripe é segura e eficaz, no entanto, outras medidas de prevenção são fundamentais: é necessário realizar a higienização das mãos, com uso do álcool gel, bem como, manter os ambientes ventilados e cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir. Solicitamos também cuidado, por parte dos idosos, para que evitem aglomerações e sigam todas as orientações dos profissionais das Unidades”, ressalta.

Etapas

A segunda etapa da vacinação contra a Influenza inicia a partir do dia 16 de abril e abrangerá professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já a terceira fase começa no dia 9 de maio, quando também será realizado o “Dia D” e, abrangerá crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

A doença

A Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível. Os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Se não for tratada, pode provocar complicações, evoluir para pneumonia e provocar até a morte. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, ao tossir ou no contato pelas mãos.

Confira os locais de vacinação:

UNIDADE DE SAÚDE LOCAL DA VACINAÇÃO
UNIDADE ALVORADA CENTRO DE MUSICALIZAÇÃO/ CRAS
UNIDADE BORTOT ENTRADA PELA SEGUNDA PORTA
CENTRAL ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) CENTRO DE ESPECIALIDADE ODONTOLÓGICA (CEO)
UNIDADE FRARON ENTRADA PELA PORTA LATERAL
UNIDADE INDUSTRIAL ENTRADA PELA PORTA LATERAL
UNIDADE MORUMBI ENTRADA PELA PORTA LATERAL
UNIDADE NOVO HORIZONTE ENTRADA PELA PORTA LATERAL
UNIDADE PINHEIRINHO ENTRADA PELA PORTA LATERAL
UNIDADE PLANALTO NO AUDITÓRIO, ENTRADA POR FORA DA UNIDADE
UNIDADE SÃO CRISTÓVÃO ENTRADA PELA PORTA LATERAL
UNIDADE SÃO JOÃO ENTRADA PELA PORTA DO AUDITÓRIO
UNIDADE SÃO ROQUE DO CHOPIM ENTRADA PELA PORTA LATERAL
UNIDADE VILA ESPERANÇA ESCOLA LIONS CLUB

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários