Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Dentistas da Secretaria de Saúde promovem mutirão na Escola Passo da Ilha

Ação odontológica aconteceu na última quinta-feira, dia 24, e atendeu todas as crianças que estudam na Escola Municipal do Passo da Ilha

Os alunos da Escola Municipal da comunidade de Passo da Ilha, zona rural de Pato Branco, participaram de uma atividade diferente na última quinta-feira, dia 24. Em vez de aulas, todos foram atendidos em um mutirão realizado por dentistas da Secretaria Municipal de Saúde. A ação odontológica contou com a parceria da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, que está desenvolvendo o Programa A.R.T. (Tratamento Restaurador Atraumático).

Na ocasião, 13 dentistas estiveram no local durante a manhã e a tarde, quando atenderam os alunos de uma maneira diferenciada, não apenas realizando um trabalho educativo, com palestras e orientação, como era praticado até então. Na ação odontológica, que teve como objetivo estabilizar a cárie, os dentistas realizaram diversos procedimentos. Casos especiais foram encaminhados às unidades básicas de odontologia.

“A ação teve como objetivo promover um atendimento primário, fazendo a remoção do tecido cariado, sem uso de anestesia, e restauração do elemento dentário com ionômero de vidro, através da escareação do dente com instrumentos manuais. Foram atendidos apenas os casos que a criança não iria sentir nenhum tipo de dor, os casos onde são necessários atendimentos mais complexos, foram agendados no ambulatório central, junto às unidades de saúde”, explicou o dentista Max Dobrovolski.

A diretora da Escola Municipal de Passo da Ilha, Suzana Vasconcelos, contou que o atendimento odontológico era uma grande necessidade dos alunos. “Muitos pais não possuem meio de transporte e o acesso, para levar as crianças até a unidade de saúde mais próxima que oferece atendimento odontológico, fica comprometido. Os alunos ficaram animados e todos vieram participar desse dia diferente da rotina”, explicou a diretora.

A aluna do 3º ano, Francine Martins, 10 anos, conta que esta foi a primeira vez que ela foi ao dentista. “Eu sempre escovo os dentes bem certinho, estava curiosa para saber como seria o atendimento e achei bem legal”, disse Francine.

Já Vitor José Felippe, 8 anos, aluno do 3º ano, explicou que já havia ido ao dentista outras vezes e que sempre cuida bem da saúde da sua boca. “É muito importante escovar os dentes e o dentista disse que eu tenho dentes de jacaré, bem grandões”, contou ele alegremente.

De acordo com a equipe que participou da ação, os mutirões acontecerão uma vez ao mês e, a partir desse primeiro atendimento, será estruturada a metodologia de atuação do Programa. “É um projeto inédito, muitos dentistas nunca haviam realizado atendimento nesse modelo e, antes de iniciarmos as atividades, participamos de uma capacitação ofertada pelo Governo do Estado”, explicou Francyanne Rech, dentista que também esteve participando da ação.

Segundo ela, o Governo do Estado também foi responsável por fornecer um dos principais insumos para o atendimento, o cimento de ionômero de vidro, que é utilizado para as restaurações. “Este material tem propriedades que são fundamentais na odontopediatria, principalmente, a contínua liberação de flúor na boca das crianças, colaborando com a saúde bucal e no controle na doença cárie”, concluiu.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários