Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Representante da Unesco visita CEU das Artes de Pato Branco

Nesta semana, o CEU das Artes e do Esporte de Pato Branco recebeu a visita da consultora da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura – Unesco e do Ministério da Cultura – Minc, Hingridy Fassarela Caliari. O objetivo da visita foi realizar uma pesquisa qualitativa para elaborar uma publicação que retrate as boas práticas de gestão das unidades dos CEUs. Ao todo, 10 unidades, escolhidas em diversas regiões do Brasil, serão analisadas pela consultora.

De acordo com Hingridy, para determinar quais CEUs seriam visitados, uma pesquisa prévia foi realizada para identificar as boas práticas realizadas pelas unidades existentes no Brasil. “Primeiro enviamos a todos os CEUs um questionário com 63 perguntas referentes a gestão, entre elas, quantidade de público, quais atividades e quais áreas atendidas. Com base na pesquisa, buscamos um CEU representante de cada região e cruzamos os dados com índices de vulnerabilidade social. Para concluir, realizamos entrevistas com os gestores”, explicou Hingridy.

Ela afirma que a visita correspondeu às expectativas. “O CEU de Pato Branco cumpre com seu objetivo, pois representa a possibilidade de ver a cultura do Sul sendo propagada. Presenciamos aqui a oferta de serviços públicos gratuitos de qualidade à população e a presença maciça da comunidade que, além de participar das atividades, contribui no cuidado do espaço”, afirmou Hingridy.

Para o coordenador do CEU das Artes e do Esporte de Pato Branco, Natan Bertol, a visita representa um reconhecimento aos trabalhos realizados. “No Brasil todo, há 357 CEUs em construção, destes, 70 já foram inaugurados. Pato Branco ficou entre os 10 escolhidos para receber a representante da Unesco, por se enquadrar entre os melhores modelos de gestão. O que estamos realizando aqui, servirá de exemplo para as novas unidades”, ressaltou Natan.

De acordo com o coordenador, dentre todas as práticas que fizeram com que houvesse o reconhecimento do CEU de Pato Branco, duas merecem destaque: a participação ativa das secretarias, entre elas a de Assistência Social, Saúde e Educação e Cultura; e a gestão integrada entre representantes do governo municipal, entidades e comunidade.

O CEU das Artes e do Esporte de Pato Branco atende, atualmente, cerca de 1.500 pessoas por semana, de diversas faixas etárias, com oficinas nas áreas de esporte, cultura, artesanato, informática, entre outras. Para mais informações, basta ligar no telefone 3220-6032, ou ir até a unidade, na rua São Francisco, bairro Sudoeste.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários