Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco será destaque na revista britânica The Economist

Jornalista polonês correspondente da revista no Brasil, Jan Piotrowski, entrevistou o prefeito Zucchi nesta quinta-feira (10)

 

Nesta quinta-feira, dia 10, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, recebeu a visita do jornalista e correspondente da revista britânica The Economist, Jan Piotrowski. A entrevista, proposta pelo jornalista, teve o intuito de conhecer mais sobre Pato Branco em uma série de reportagens sobre cidades que se destacam na região Sul do Brasil.

De acordo com Jan, a escolha por Pato Branco se deu em virtude da qualidade de vida e destaque no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em que a cidade está entre as mais bem colocadas no Paraná.

Jan explicou que a intenção em promover essa série de matérias sobre a região Sul é para desmitificar padrões aceitos internacionalmente sobre o Brasil. “Quando falamos sobre o Brasil. o estrangeiro que não conhece o país, o divide em regiões e faz associações equivocadas sobre elas. Em Brasília é política, em São Paulo é negócios, Rio de Janeiro é associado a violência e desigualdade, o Nordeste com pobreza e a Amazônia resume-se às florestas. E, nesta concepção, o Sul não existe, ele é desconhecido no exterior. Ao mesmo tempo, pela minha avaliação, essa é a região com mais êxito”, explicou Jan.

Ele conta que resolveu, então, explorar um pouco essa região e, para isso, foi às três capitais: Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, onde conversou com os três governadores e com empresários locais. “Porém, uma região não é feita só de capitais, então pesquisei cidades que se destacam pelo alto ou baixo nível de IDH e Pato Branco é uma das que se destaca neste quesito”, contou Jan.

Para o prefeito Zucchi, o interesse do jornalista é um reconhecimento pelas ações realizadas pelo ambiente existente na cidade. “Pato Branco será destaque em uma publicação internacional, demonstrando o quanto estamos conquistando espaço e nos consagrando como cidade modelo no Brasil”, afirmou o prefeito.

Ao receber Jan, além de informar sobre as conquistas e ações desenvolvidas pela Administração Municipal, Zucchi convidou autoridades e lideranças locais, além de secretários, que falaram um pouco sobre a história e colonização da cidade.

Após a entrevista, Jan foi convidado a conhecer alguns pontos da cidade, entre eles, o Largo da Liberdade, o Parque Tecnológico de Pato Branco, o Parque Ambiental (ainda em construção), um dos novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), universidade e faculdades, além das estradas rurais do Município atendidas pelo Programa Asfalto no Campo.

A partir da visita, o jornalista avaliou a cidade positivamente. “Minha expectativa foi superada, pois eu havia feito uma pesquisa prévia, mas, pessoalmente, fiquei surpreendido. Lembra muito as cidades da Europa, tanto pela organização e limpeza quanto pelas belezas”, ressaltou Jan.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários