Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município realiza programação especial para celebrar o Dia do Gari

Em Pato Branco, o Dia do Gari é celebrado em 16 de maio, por meio de uma lei municipal

 

Antes do sol nascer, os garis já estão pelas ruas de Pato Branco, deixando tudo limpo e organizado, movimentação que se tornou costumeira. Quando o dia começa, a cidade já exibe suas ruas limpas, característica que chama atenção inclusive de quem à visita. Seja na limpeza de folhas de árvores ou de resíduos mais pesados, os garis que atuam na municipalidade demonstram, diariamente, a importância da função. Para celebrar a representatividade desses profissionais, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou uma programação especial nesta terça-feira, dia 16, para celebrar o dia deles, comemorado na ocasião.

Na cidade, a data foi instituída pela Lei Municipal 3686/2011, de autoria do secretário de Meio Ambiente, Nelson Bertani, quando foi vereador. A intenção, de acordo com ele, foi promover a valorização da classe. “Independente das condições climáticas, nossos profissionais estão pelas ruas cuidando da limpeza e deixando nossa cidade mais bonita. É impossível pensar em um município limpo, bonito e organizado sem a presença deles”, explicou Bertani.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, enalteceu a importância dos trabalhadores. “Nossa cidade recebe inúmeros visitantes e a limpeza é sempre motivo de elogios, graças a eles, que são comprometidos e trabalham com muita dedicação no cuidado da cidade, contribuindo para torná-la referência também nesse aspecto. Por isso, continuaremos investindo em maneiras de melhorar e modernizar essa função, como fizemos com a oferta dos bags, instalação de contêineres e aquisição da varredeira mecanizada”, disse Zucchi.

Valdecir Barbosa trabalha há 9 anos na limpeza pública de Pato Branco e gostou do encontro alusivo à data. “Além de nos sentirmos valorizados pelos trabalhos que prestamos, ainda é muito bom termos um dia diferente para passarmos com nossos amigos e colegas”, avaliou.

Para Elizete Martins Portela, que está há 5 anos trabalhando como gari, a população também tem contribuído para a limpeza. “Há menos lixo jogado no chão, porque as pessoas percebem nosso trabalho e o nosso empenho em manter tudo limpo. Eu tenho muito orgulho de atuar na limpeza pública, pois sei a importância e o reconhecimento que ela tem”, ressaltou.

Atualmente, há 57 garis atuando na municipalidade, responsáveis pela varrição, limpeza e cuidados com a cidade. Além deles, também há oito profissionais de serviços gerais, que capinam e fazem a roçada. Há, ainda, 22 profissionais envolvidos nos serviços do Horto Municipal e no paisagismo. Na coleta e processamento de resíduos, há 55 profissionais, que atuam no recolhimento de resíduos recicláveis e orgânicos, bem como na separação e nos mutirões da dengue.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários