Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Lideranças de Brasília visitam Pato Branco em virtude dos atrativos tecnológicos  

 

Na quarta-feira, dia 30, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Câmara Legislativa do Distrito Federal, estiveram visitando Pato Branco para conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos pela municipalidade, principalmente com relação ao ambiente tecnológico e as ações da Educação pública. O interesse por Pato Branco surgiu após uma conversa com o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia.

No início da manhã (30), elas estiveram no gabinete municipal, num bate-papo com o prefeito Augustinho Zucchi e membros da equipe da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na ocasião, Zucchi explicou as ações que tornam a cidade um polo de tecnologia, entre elas, a lei de incentivo tecnológico, o Programa Clique Conhecimento, a instalação da fibra ótica e do prontuário eletrônico, entre outras. “Ficamos muito satisfeitos em receber pessoas interessadas em conhecer a nossa realidade, pois estamos constantemente buscando melhorias para a nossa cidade, já que nosso intuito é sermos modelo para o Brasil”, ressaltou Zucchi.

A representante do Instituto Brasileiro da Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, diretora Cecília Leite Oliveira, ressaltou o motivo da visita. “A nossa motivação para conhecer Pato Branco veio através da Campus Party Brasília onde, em uma reunião com a direção do evento, nos falaram muito bem do município e nós, que trabalhamos com Ciência e Tecnologia, ficamos muito interessados em saber como uma cidade pode funcionar usando a tecnologia, o cuidado com as pessoas e os incentivos para que o setor produtivo seja integrado ao trabalho. Viemos conhecer e levaremos essa experiência para que ela seja uma realidade brasileira”, explicou a diretora.

A representante da Câmara Legislativa do Distrito Federal, assessora do presidente da Câmara, deputado Joe Valle, professora Ana Beatriz Goldstein, destacou o interesse em conhecer Pato Branco. “A educação e a inovação podem transformar realidades, por isso viemos conhecer o trabalho realizado aqui”, disse Ana Beatriz.

Após a visita ao gabinete municipal, elas seguiram com profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, para conhecer os trabalhos desenvolvidos na Escola Municipal de Artes. Durante a tarde, as visitas continuaram em CMEIs, escolas municipais e no Largo da Liberdade. Na terça-feira, 29, elas participaram, também, do lançamento da Inventum 2017 e da Campus Weekend Pato Branco.

Destaques nacionais

Com mais de 80 mil habitantes, Pato Branco conquistou, recentemente, o 1º lugar em saúde no Paraná, de acordo com a revista exame, além disso, ocupa o 7º lugar do Paraná no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), com destaque para a Saúde, Educação e geração de emprego e renda. O município também é reconhecido, hoje, como Cidade Digital pela Rede Cidades Digitais, assim como uma das cidades mais inteligentes do Brasil segundo a Revista Exame. Já no ranking geral da Revista IstoÉ, que relaciona as melhores cidades de médio porte do Brasil, Pato Branco está na 25ª posição. Em 2016, a cidade foi destaque na revista britânica The Economist.

Já em 2017, outro estudo divulgado pela Exame.com apontou Pato Branco como a 11ª melhor cidade para envelhecer no País e a 1ª no Paraná, devido as ações voltadas à qualidade de vida da terceira idade, considerando cidades brasileiras de pequeno e médio porte.

Além disso, Pato Branco lidera na geração de empregos no Estado do Paraná, mantendo o 1º lugar, com 1.647 empregos efetivados entre janeiro e julho de 2017. Com o resultado, Pato Branco continua à frente de grandes municípios paranaenses, destacando-se inclusive em nível nacional. No ranking geral em nível de Brasil, a cidade está em 35º lugar.

Inventum e Campus Party

A terceira edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2017, realizada pela Prefeitura de Pato Branco, acontecerá de 13 a 18 de outubro. A feira receberá a Campus Weekend Pato Branco, promovida pelo Instituto Campus Party, nos dias 14 e 15 de outubro. Os eventos contarão com a parceria de universidades, faculdades, entidades, empresas do setor, do Governo do Estado do Paraná e do Governo Federal. Em 2015, em sua última edição, a Inventum reuniu um público de mais de 60 mil visitantes.

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com mais de 475 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento terá edições este ano em Portugal, Itália, Singapura e África do Sul. Presente no Brasil há dez anos, a Campus recebe edições em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador e, agora, Pato Branco – a primeira cidade do interior, no mundo, a receber o evento.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários