Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Desenvolvimento tecnológico de Pato Branco atrai gestores do Paraná

 

Comitiva formada por cerca de 30 gestores da região Norte do Estado conheceram os principais projetos desenvolvidos pelo Município nesta terça-feira (05)

 

Pato Branco recebeu nesta terça-feira (05), uma comitiva formada por cerca de 30 gestores de cidades da região Norte do Paraná, entre secretários municipais e prefeitos, que conheceram as ações da municipalidade voltadas ao desenvolvimento tecnológico e ao estímulo à vocação inovadora da população. Após visitarem o Parque Tecnológico, a Prefeitura e empresas locais, os gestores viram de perto o planejamento que resultou em reconhecimento nacional.

Londrina, Bandeirantes, Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Cambará, Apucarana e Cornélio Procópio foram algumas das cidades representadas na visita a Pato Branco. Segundo o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, que acompanhou boa parte do roteiro e, inclusive, apresentou os projetos desenvolvidos pela Prefeitura, o envolvimento dos municípios contribui para fomentar o setor tecnológico no Paraná.

“Pato Branco está atuando com representatividade no Paraná, sendo referência em planejamento, estrutura, integração com as universidades, iniciativa privada e entre as próprias secretarias, o que impressiona positivamente os visitantes. A cidade como um todo está fazendo a sua parte, e isso reflete no desenvolvimento econômico, na geração de empregos e também na qualidade da educação”, destacou Géri.

Entre as iniciativas que levaram Pato Branco à notoriedade nacional está a oferta de tablets educacionais para alunos dos 4º e 5º anos, oficinas de robótica nas escolas, criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e realização da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inventum, rede de fibra ótica nos departamentos municipais (integrando as unidades de saúde com prontuário eletrônico), realização do Programa Olhar Seguro (32 câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade) e acesso livre e gratuito à Internet na praça Presidente Vargas.

Paralelamente, a modernização também compreende a limpeza pública, com a estruturação da frota de veículos, operação do aterro sanitário, instalação de contêineres e aquisição de varredeira urbana automatizada. A Prefeitura trabalha na conclusão do Parque Tecnológico, estrutura voltada à pesquisa e à incubação de empresas do setor.

A visita a Pato Branco foi articulada pelo Sebrae/PR, pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Sudoeste (Idetep) e pela iniciativa privada dos municípios do Norte e região Metropolitana, com apoio da Prefeitura de Pato Branco.

“Queremos montar um sistema de inovação, para desenvolver o Norte do Paraná. Viemos conhecer o modelo instituído na região Sudoeste, as entidades e atores que atuam neste desenvolvimento tecnológico. Parabenizamos Pato Branco pelo planejamento e pelo trabalho focado em fomentar o setor”, disse Sérgio Garcia Osório, consultor do Sebrae de Londrina. Depois de Pato Branco, a comitiva seguiu para Francisco Beltrão e Dois Vizinhos.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários