Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Comitiva de Ceará-Mirim (RN) conhece projetos realizados pela Prefeitura de Pato Branco

Pato Branco recebeu nesta quarta e quinta-feira, dias 21 e 22, uma comitiva de Ceará-Mirim, município do Rio Grande do Norte. O grupo de visitantes, composto por profissionais da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo de Ciência e Tecnologia da cidade, conheceu os projetos realizados pela Prefeitura de Pato Branco, especialmente as ações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O roteiro da visita iniciou na manhã de quarta-feira (21), quando foi apresentado o projeto pedagógico da Rede Municipal de Educação. À tarde, o grupo esteve na Escola Municipal Rocha Pombo, na Escola Municipal de Artes e no Parque do Alvorecer. Na quinta-feira (22), a comitiva permaneceu na cidade, conhecendo outros projetos inovadores desenvolvidos pela municipalidade.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura de Pato Branco, Heloí Aparecida De Carli, a troca de experiências é sempre um momento oportuno para avaliar os projetos que estão sendo desenvolvidos. “Para nós, o reconhecimento vindo de uma cidade do nordeste brasileiro é muito gratificante, pois demonstra que o que estamos fazendo está, de certa forma, rompendo fronteiras. É gratificante, evidencia a profundidade do trabalho pedagógico competente, que é desenvolvido na Rede Municipal de Educação, que também repercutirá no futuro da cidade”, avalia Heloí.

Foram mais de 3 mil quilômetros percorridos para que a comitiva chegasse ao destino paranaense. Um dos atrativos, segundo o chefe de gabinete da Prefeitura de Ceará-Mirim, Ricardo Lago, é que a sua cidade possui cerca de 79 mil habitantes, enquanto Pato Branco possui mais de 80 mil moradores. “São cidades com contingentes populacionais semelhantes, o que nos oportuniza aproximar as duas realidades e avaliar o que está dando certo aqui e, dentro das devidas proporções, pode ser aplicado em nossa cidade”, pontuou Ricardo. Segundo ele, Ceará-Mirim está em processo de implantação da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, outro motivo para a visita do grupo.

Andy Castro, do Núcleo de Ciência e Tecnologia de Ceará-Mirim, contou que o interesse em conhecer os projetos pato-branquenses surgiu durante a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2017. “Conhecemos a cidade pelas redes sociais, em 2016, e isso despertou a nossa curiosidade, o interesse em conhecer de perto. Viemos na Inventum, em 2017, quando fomos muito bem recebidos. Ficamos deslumbrados, porque tudo o que havíamos visto, realmente era aquilo e mais um pouco. A cidade nos encantou, pela forma como a tecnologia é trabalhada aqui”, destacou.

Segundo ele, iniciativas vistas na Inventum, foram implantadas em Ceará-Mirim. “Todo o conhecimento que adquirimos na Inventum, levamos e implantamos algumas coisas na nossa cidade, dentro da nossa realidade, como a robótica. Mas, como pretendemos realizar outras iniciativas, retornamos agora, com profissionais da Secretaria de Educação”, disse.

Além dos projetos da Secretaria de Educação de Pato Branco, a comitiva também conheceu a estrutura do Parque Tecnológico, do Parque do Alvorecer e do Largo da Liberdade. “Tudo o que vimos aqui está sendo documentado, para que possamos levar os exemplos para Ceará-Mirim. Temos perspectivas reais de conseguirmos colocar novos projetos em prática, atendendo a realidade da nossa cidade. Agradeço aos secretários municipais e toda equipe da Prefeitura de Pato Branco que nos recebeu nesses dias”, destacou Andy, adiantando que o grupo quer retornar para conhecer o Natal de Pato Branco.

A comitiva da Prefeitura de Ceará-Mirim contou com a presença, ainda, dos representantes da Secretaria Municipal de Educação, Eriberto Moreira e Carlos Eduardo Araújo, e do diretor de Comunicação, Caio Flávio Guerra.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários