Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura promove qualidade de vida para a terceira idade

Cerca de 100 idosos participam das atividades desenvolvidas no CEU das Artes e do Esporte de Pato Branco

A Prefeitura de Pato Branco tem mostrado que é possível mobilizar a terceira idade na realização de atividades voltadas à qualidade de vida.  Se no início do ano a turma não chegava a 20 alunos, hoje são mais de 100 idosos que animam as manhãs de quartas e sextas-feiras no CEU das Artes e do Esporte, no bairro Sudoeste, região Sul da cidade.

Desde que o espaço começou a fazer parte da rotina de Camarino Colla, muita coisa mudou na vida do aposentado de 73 anos. “Eu não fazia atividade nenhuma, depois que comecei a participar melhorou a minha saúde, para caminhar, agora durmo bem. Estou feliz. Estou me renovando aqui no CEU”, conta.

Além das atividades físicas, que priorizam o desenvolvimento motor e a autoestima, a socialização também é estimulada no CEU, como conta Adele Damo, 75 anos. “Aqui fazemos atividades, amizades, tem sempre uma dançinha para a gente se divertir. Gosto muito daqui, o dia que não venho eu fico triste. Aqui é muito bom”, relata.

Do encontro semanal à amizade, o gosto pela música fez com que os idosos formassem um grupo de música e dança, que até se apresenta em eventos promovidos na cidade. Canções gauchescas e sertanejas ganham versões alegres, ao som de sanfonas, violão e pandeiro.

Zelia Batistella, 63 anos, se denomina como “uma das cantoras do grupo” e fala sobre a importância de ter um local na região Sul da cidade com ações voltadas aos idosos. “Aqui na zona Sul não tinha um lugar apropriado para nós idosos. O CEU faz toda a diferença na minha vida, é o céu aqui na terra”, testemunha.

Além das atividades orientadas por profissionais de educação física, o projeto conta com ações promovidas pelo CRAS do bairro Sudoeste. “Aqui no CEU, os idosos reencontram os amigos e melhoram a saúde. O projeto está crescendo, está num momento de afirmação, pela qualidade de vida da terceira idade”, destaca o coordenador do CEU das Artes e do Esporte de Pato Branco, Natan Bertol.

CEU

O projeto da terceira idade integra as oficinas do Centro de Desenvolvimento Esportivo e Lazer – Cedel Sul, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Juventude e Idoso. O local também oferta oficinas de informática, hip-hop, ginástica, capoeira, artesanato, ginástica rítmica (parceria com a Fadep), futsal (parceria com o Sesi) e aprendiz de salão de beleza (parceria com a ACEPB).

“Queremos oportunizar o esporte para as diversas faixas etárias, onde a terceira idade é uma das nossas prioridades, conforme a meta de governo do prefeito Zucchi. No CEU, as atividades estão dando certo e a comunidade participa efetivamente dos projetos”, avalia o secretário municipal de Esporte, Lazer, Juventude e Idoso, Paulo Stefani.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários