Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Secretaria de Assistência Social estimula convívio e harmonia familiar em projeto voltado ao público masculino

Na última quarta-feira, dia 11, aconteceu o 4º Encontro do Projeto Eles, realizado pelo Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. A execução do projeto conta com a participação de profissionais das áreas de saúde, psicologia, assistência social, educação, cultura, justiça, comunidades terapêuticas, grupos de Alcoólicos Anônimos (AA) e também voluntários de instituições religiosas, que atuam sem intuito de doutrinamento.

O projeto iniciou em 2016 e, hoje, possui cerca de 60 participantes. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social de Pato Branco, Anne Cristine Gomes da Silva, as atividades são voltadas a homens acompanhados pelos serviços de fortalecimento de vínculos, realizados pela municipalidade e membros da comunidade em geral.

“Cada membro tem participação relevante no grupo, pois cada um possui representatividades diversas no núcleo familiar. Seja “ele” avô, pai, filho, neto, irmão, sobrinho ou cunhado, este indivíduo deve receber apoio, orientação e auxílio, nas questões relativas à saúde, qualidade de vida e ética, por meio de troca de experiências. Essa é a principal função do grupo”, enfatiza Anne.

Após análise dos problemas que interferem no relacionamento familiar, segundo dados coletados junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro São João, foram elencados quatro pilares a serem desenvolvidos pelo projeto, por meio de palestras, oficinas e grupos de estudo. “Abordamos autoconhecimento, convivência, grupos de relacionamento e mudanças comportamentais, temas que também são trabalhados por meio de visitas no contexto familiar”, comenta Anne.

Além das atividades realizadas pelo CRAS São João, que mantém o principal grupo de estudos do projeto, os encontros também ocorrem, de forma descentralizada, nos demais bairros da cidade, recebendo todos os homens que queiram participar. O próximo encontro será no Bairro Gralha Azul.

Um exemplo foi o encontro realizado na quarta-feira (11), que aconteceu no Bairro Santa Terezinha e contou com representantes do  AA, SOS Vida/Missão Vida Nova, Câmara Municipal e Terço dos Homens. O médico Salatiel Torres do Nascimento e a assistente social, Rosa Maria Pelegrini, também fizeram parte do debate.

Para mais informações sobre o Projeto Eles, basta entrar em contato com o CRAS do Bairro São João, pelo 3220-6059.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários