Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Projeto do Contorno Norte começa a ser executado

A elaboração do projeto arquitetônico do Contorno Norte de Pato Branco já está em andamento.  A empresa responsável, a Astec Engenharia, está coletando dados iniciais de campo a fim de identificar o fluxo de veículos bem como as características do tráfego pesado das rodovias que cortam a cidade. Com essas informações, será estabelecida a estruturação e o trajeto da perimetral.

O prefeito Augustinho Zucchi ressalta que a perimetral será um novo eixo de desenvolvimento e integração para o Município.  “Planejar e executar obras históricas pelo crescimento e futuro de Pato Branco é o nosso compromisso. O Contorno Norte favorecerá a integração entre os nossos bairros, representando assim um importante avanço de mobilidade para Pato Branco”, reforça Zucchi.

O prefeito lembra ainda que o projeto no valor de R$ 1,2 milhão está sendo elaborado com recursos provenientes do Governo do Estado do Paraná. O Contorno Norte faz parte do plano de governo da atual gestão.

De acordo com o engenheiro Civil da Astec Engenharia, Anestor Barreira, essa primeira etapa de coleta de dados refere-se à pesquisa volumétrica das interseções, com a classificação de veículos que trafegam pelas rodovias.

“Essas informações são necessárias para executarmos o projeto viário. Em seguida, seguiremos para os marcos topográficos. Há um trajeto previamente traçado, mas só depois desse levantamento em campo é que definiremos o traçado e demais especificações do projeto”, explica o engenheiro.

Segundo ele, a equipe técnica fará a contagem dos veículos em pontos estratégicos da PR-493, BR-158 e PR-280. Nesta primeira semana, os profissionais permanecem na PR-493 durante sete dias ininterruptos, 24 horas por dia. No período, a cada 12 horas será feita a análise de origem e destino de caminhões.

Anestor destaca a representatividade e potencial do Contorno Norte, pelo desenvolvimento de Pato Branco e também da região. “A perimetral representará uma melhoria muito favorável para a cidade, será uma evolução, pois tirará o fluxo de veículos do perímetro urbano, dando uma nova condição para o tráfego pesado de caminhões. Essa estruturação também pode ser definida como atração para o crescimento do município e cidades da região”, enfatizou.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários