Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Professores de Pato Branco usam tablets educacionais com criatividade e inovação


Em formação continuada realizada nesta terça-feira (10), professores apresentaram os resultados da inserção da tecnologia nos 5º anos da Rede Municipal de Educação

Compartilhar experiências, conhecer novos aplicativos e métodos para implementar o uso dos tablets educacionais em sala de aula. Esse foi o objetivo da formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura na tarde desta terça-feira (10), com os professores dos 5º anos da Rede Municipal de Educação, que participam do programa de inclusão digital desenvolvido pela Prefeitura de Pato Branco.

Os professores apresentaram projetos e ações realizados em suas turmas, compartilhando com os colegas os resultados. Na Escola Irmã Dulce, por exemplo, a professora Giedra Moccelini desenvolveu um projeto de leitura multidisciplinar, onde as ferramentas digitais oportunizaram aprendizado e socialização entre os alunos.

“A função do professor é inspirar e desafiar os alunos, instigando a criatividade deles, porque eles têm capacidade. Não podemos usar apenas o quadro de giz como ferramenta , as novas tecnologias são de interesse dos alunos, por isso é importante que elas estejam inseridas em sala de aula”, avalia Giedra.

Na Escola Municipal Alvorada, os tablets contribuíram no aprendizado das crianças dos 5º anos, dando uma nova condição de aprendizagem também aos alunos com necessidades especiais, conforme relata a professora Adaiana Franciscon.

“As crianças estão aprendendo muito mais, nas provas estão se saindo muito bem. No caso dos alunos inclusos, com dificuldades de escrever, eles estão conseguindo digitar e se alfabetizar utilizando o tablet. Também estão conseguindo aprender melhor com os jogos educativos, que tornam o conteúdo mais fácil de memorizar”, conta Adaiana. Ela acredita, ainda, que os tablets representam igualdade para os alunos. “Muitas crianças não têm computador e Internet em casa. Agora, estão interagindo com essas mídias na escola”, pontua.

A chegada dos tablets também é avaliada de forma positiva pela professora Daiani Lopes Caldato, da Escola Municipal Maria Jurema Ceni. “Os alunos demonstram muito mais interesse pelo ensino, inclusive pelas avaliações. É uma ferramenta nova que veio a somar muito. Os alunos aprenderam bastante e foi um desafio para mim, mas estou me sentindo cada vez mais segura para trabalhar com o tablet”, ponderou.

Nas apresentações, ficou evidente a criatividade e aprimoramento dos professores ao desenvolverem atividades pedagógicas inovadoras. “Os professores estão muito além do que esperávamos, isso nos deixa satisfeitos. São professores com perfis diferentes, com faixas etárias distintas, mas um está ajudando o outro com a experiência profissional adquirida”, destacou a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli.

O envolvimento das famílias nesse novo momento da Educação de Pato Branco foi outro ponto positivo observado nas escolas pelos professores. Para Heloí, isso reforça a eficácia e abrangência do programa “Clique Conhecimento – Oportunidade em nossas mãos”. “Envolver as famílias nesse momento de inclusão digital era um dos objetivos do prefeito Zucchi com esse projeto inovador, o que está sendo atingido”, completou Heloí.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários