Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Professores municipais são capacitados em Pato Branco

Em dois dias de formação, temas diversificados foram abordados

Professores da Rede Municipal de Educação de Pato Branco tiveram dois dias de aprendizado e aprimoramento. Seis capacitações foram ofertadas nesta segunda e terça-feira, dias 28 e 29, envolvendo 475 docentes em uma programação diversificada, com temas presentes em sala de aula e no ambiente escolar.

A partir do que aprenderam e resgataram, os educadores têm a missão de inovar no contexto escolar, estimulando o aprendizado dos alunos. Isso é o que relata a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, que acredita que a integração entre os profissionais agrega qualidade ao trabalho dos professores. “Saber o que o colega está fazendo pode enriquecer a prática de todos. Foi um momento de planejar o segundo semestre letivo, o que deu muito certo”, pontua.

Os temas abordados nas oficinas atenderam diferentes segmentos, reunindo professores de acordo com as séries e modalidades que lecionam. Heloí reforça a importância da iniciativa, lembrando que a oferta de formação continuada é uma meta do plano de governo do prefeito Augustinho Zucchi. “A capacitação reflete na atuação do professor, porque ele trabalha com a construção do conhecimento, que é algo dinâmico. Hoje, as crianças interagem com diversas tecnologias e recebem muitos estímulos, por isso a escola tem que inovar e repensar, sempre, a sua prática”, destaca.

Na programação, uma formação tratou sobre a alfabetização no ensino da matemática para os anos iniciais; língua portuguesa e matemática foram debatidas por docentes dos 4º e 5º anos; musicalização, arte e recreação foi o tema apresentado a professores da pré-escola; para os docentes que trabalham com projetos de educação integral, houve uma capacitação sobre atividades de recreação; outra oficina envolveu professores de educação física e arte; e os profissionais dos 1º, 2º e 3º anos, tiveram mais dois dias de formação do cronograma anual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

A professora do 3º ano na Escola Municipal Rocha Pombo, Diane Pissinin, está entre os 110 docentes que participam do curso do PNAIC em Pato Branco e que estão sendo capacitados em alfabetização na área da matemática. Entre os assuntos abordados no encontro desta semana, o trabalho com alunos portadores de necessidades especiais foi destacado por ela.

“Precisamos desse tipo de capacitação, que aborda como podemos trabalhar e fazer adaptações para atender os alunos inclusos. Isso é muito bom, porque todas as experiências que temos são levadas para a sala de aula, pois sempre há coisas novas que podemos aprender”, pondera.

A recreação no contexto escolar também pode ensinar. Essa é a opinião de Márcia Fiorentin, professora do Jardim III e do 5º ano na Escola Municipal Maria Jurema Ceni. Ela optou em participar da oficina sobre musicalização, arte e recreação, e acredita que abordagens lúdicas estimulam o aprendizado das crianças, onde o conhecimento pode ser trabalhado de um jeito diferente e mais atrativo.

“A recreação deixa a aula mais diversificada, onde a criança aprende com muito mais facilidade. Os alunos cobram isso, até porque a ludicidade faz parte do aprendizado da criança e do ser humano. Nessa capacitação, resgatamos algumas coisas que estavam esquecidas e agora poderemos colocar em prática”, disse.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários