Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município amplia ações do Prodeagri para estimular piscicultura

 

O Município de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com a Central das Associações de Produtores Rurais, realizou nesta quinta-feira, dia 20, uma reunião com produtores que têm interessem em incrementar a produção familiar por meio da piscicultura.  O encontro abordou a ampliação das ações do Programa Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (Prodeagri), que já garantiu a reforma e construção de aproximadamente 130 tanques de açudes, destinados a pequenas propriedades rurais.

O secretário municipal de Agricultura, Clodomir Ascari, explicou que o intuito da reunião e da ampliação do Prodeagri é estimular a produção de peixes, bem como a profissionalização da atividade. “Nós temos mercado para a comercialização de peixes e, com o apoio do Município, esses produtores terão acompanhamento técnico e, ainda, realização de projetos que busquem linhas de crédito”, explicou Clodomir.

Aldo Pegoreti, sócio de um frigorífico da cidade, conta que a demanda por peixes é constante. “Atualmente, nós processamos três toneladas de peixes por semana, mas teríamos capacidade para o dobro disso. No entanto, nossa maior dificuldade é encontrar a matéria prima, pois vamos buscar peixes em cidades a 400 quilômetros de Pato Branco. Seria ótimo se houvesse mais produtores aqui mesmo”, ressaltou Aldo.

O produtor Nelson Bin, da comunidade de Independência, participou da reunião e disse ter interesse em desenvolver a atividade. “Eu já possuo três açudes onde crio tilápia, carpa capim e catfish e, se houver um incentivo do Município, onde a gente tenha acesso a orientação técnica, vai ser ótimo”, afirmou.

Prodeagri

O Prodeagri, realizado desde dezembro de 2015, já atendeu mais de 330 famílias com concessão de serviços e materiais para melhoria da infraestrutura de suas propriedades. Agora, com a execução desta nova etapa do programa, o intuito da municipalidade é incentivar a criação de peixes, seja para consumo próprio ou comercialização.

Entre as novidades, além da infraestrutura, o Prodeagri viabilizará estratégias para fomentar a produção da piscicultura, com acompanhamento técnico para manipulação do produto, além do fornecimento de orientações sobre financiamentos e gestão agroindustrial. Mais informações na Secretaria Municipal de Agricultura, junto à Prefeitura Municipal, ou através do telefone 3220-1504.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários