Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco promove programação alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco

 

O Município de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta terça-feira, dia 31, uma programação alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado na ocasião. A campanha tem objetivo de sensibilizar a população sobre os malefícios do cigarro e a importância da prevenção de doenças. Das 09h às 15h, a equipe da Secretaria de Saúde e instituições de ensino estarão na praça Presidente Vargas, desenvolvendo ações de orientação para a população, com distribuição de materiais informativos e realização de inscrição no Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

Em Pato Branco, é realizado o Programa Municipal de Controle do Tabagismo de forma descentralizada, onde as unidades de saúde do Centro e dos bairros desenvolvem grupos de tratamento. Anualmente, são tratados gratuitamente mais de 150 pessoas no município e os índices são significativos: cerca de 60% dos participantes param de fumar, o dobro previsto pelo Ministério da Saúde, que é de 30%.

“Realizamos, continuamente, trabalhos de prevenção e de conscientização e, através do programa de controle ao tabagismo, atuamos junto àqueles que querem largar o vício. A programação da campanha dará visibilidade ao que já é desenvolvido, para que mais pessoas se interessem em participar do grupo de apoio buscando a qualidade de vida”, explica secretária municipal de Saúde, Antonieta Chioquetta.

Durante esta terça-feira (31), além das atividades na praça Presidente Vargas, também acontecerão ações nas salas de espera das unidades de saúde, salientando a importância do combate ao tabagismo para a prevenção de doenças. “Para os interessados em buscar ajuda para parar de fumar, basta ir até uma unidade de saúde e realizar a inscrição para os grupos de tratamento do tabagismo”, reforça Antonieta.

O tabagismo

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças, sendo a primeira causa de morte evitável no mundo. Durante a campanha deste ano, preconizada pelo Ministério da Saúde, o tema central será a padronização das embalagens de cigarro com o intuito de diminuir o marketing que causa a indução da compra de cigarros, pois o consumo mundial continua crescendo.

Todavia, no Brasil, o número de fumantes tem diminuído, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGR). Muito se deve à lei que proíbe o consumo de cigarros em ambientes fechados e aos programas e campanhas de sensibilização.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários