Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Mutirão de exames preventivos de câncer de colo de útero será neste sábado, dia 21

Secretaria Municipal de Saúde está convocando as mulheres pato-branquenses a aderirem à mobilização preventiva

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco realizará neste sábado, dia 21, mais um mutirão da Campanha de Preventivo de Colo de Útero. A coleta do exame ocorrerá em treze unidades de saúde, oportunizando o atendimento descentralizado e a busca pela prevenção por parte das mulheres pato-branquenses.

A coleta do exame preventivo ocorrerá das 08h às 16h, sem intervalo para o almoço, em onze unidades de saúde. São elas: Alvorada, Bortot, Fraron, Industrial, Morumbi, Novo Horizonte, Pinheirinho, Planalto, São João, São Roque do Chopim e Centro (Mãe Pato-branquense).

Na unidade de saúde da Comunidade de Independência, o atendimento será das 08h às 12h e na unidade do Bairro São Cristóvão, será das 13h às 16h. As mulheres devem procurar as unidades portando Cartão SUS, Cartão Família ou RG.

De acordo com a coordenadora das Equipes de Estratégia Saúde da Família, enfermeira Gracieli Ariani Ávila, na última edição, promovida em maio, 364 atendimentos foram realizados. Segundo ela, os mutirões descentralizados compõem um plano de ações que integra o calendário da Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco.

“Nosso grande objetivo é ofertar e promover a saúde da mulher, ressaltando a importância da participação das mesmas, afinal, o exame preventivo e o diagnóstico rápido são de suma importância, pois representam mais chances de sucesso no tratamento”, reforça Gracieli.

Além do câncer de colo de útero e suas lesões, o exame também pode diagnosticar outras infecções, como a candidíase. Como a coleta do exame envolve exame genital, também é possível perceber doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, gonorreia, clamídia, entre outras.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (46) 3213-5028.

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários