Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Município realiza campanha para combater o uso de álcool e drogas

A Secretaria de Assistência Social, em parceria com diversas entidades e fundações, desenvolve a campanha que acontecerá em toda a cidade

 

O Município de Pato Branco realizou na tarde de terça-feira, dia 14, na Câmara Municipal de Vereadores, o lançamento da Campanha de Prevenção ao Álcool e outras Drogas. Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Pública Sobre Drogas (COMUD), a campanha conta com a participação de outras secretarias municipais, vereadores, conselhos, instituições e entidades.

A principal mensagem transmitida pela campanha é a seguinte: “Sou usuário da vida. Drogas e álcool: não curta, não compartilhe. Bom mesmo é ser feliz!”. A intenção, de acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva, é envolver várias entidades na causa. “Queremos que, a partir da proposta, juntos possamos estabelecer um plano de ação e desenvolvermos em toda a cidade, pois percebemos diariamente o quanto o consumo abusivo desestrutura as famílias”, afirmou Anne.

O vice-prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, participou do encontro e ressaltou o compromisso do Município em ações voltadas à preservação da vida. “Esse momento é importantíssimo, pois temos lideranças unidas em busca da construção de uma cidade que garanta qualidade de vida para as nossas famílias. Especialmente no caso dos jovens, visamos um ambiente onde eles possam conquistar seus espaços e realizar seus sonhos”, analisou Robson.

Para o representante do COMUD, tenente Bueno, do 3º Batalhão de Polícia Militar, a união entre as entidades fortalecerá as ações. “Trabalhar em rede é a melhor metodologia, pois juntos teremos muito mais força para agirmos, estimulando a construção de uma sociedade onde o bem-estar individual não se sobreponha ao bem-estar da família e da comunidade”, disse o tenente.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Correa, afirmou o compromisso do Legislativo com a causa. “Apoiaremos a campanha e trabalharemos, permanentemente, na elaboração de leis para minimizar os problemas gerados pelo consumo de álcool e drogas. Já estamos, inclusive, estudando e debatendo a criação de uma lei que proíba o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas”, contou.

A secretária municipal de Saúde, Antonieta Chioquetta, ressaltou a importância da campanha. “A cada final de semana, o número de adolescentes atendidos pela UPA, em situação de embriaguez, é expressivo. Muitas vezes, sendo maior do que o número de outros tipos de emergências. A situação é delicada e precisa da nossa atenção”, ressaltou.

O delegado chefe da 5ª Subdivisão Policial de Pato Branco, Getúlio de Morais Vargas, comentou a importância do comprometimento de diversos setores com a causa. “É preciso entender que não adianta apenas a repressão, é necessário haver prevenção e conscientização. Tanto por parte das famílias, que precisam se dedicar à formação dos adolescentes, quanto dos comerciantes, que precisam seguir a lei e não vender bebidas alcoólicas para menores de idade”, pontuou Getúlio.

O presidente do Conselho Tutelar, Rafael Sales, afirma que as parcerias são fundamentais nesta luta. “Visitamos estabelecimentos comerciais que vendem bebidas, reafirmamos a proibição e, ainda, entregamos um documento que é assinado pelo proprietário onde ele assume estar ciente da lei. Nossa atuação está sendo árdua e continua em busca da conscientização e do cumprimento da legislação, sempre com a colaboração das entidades parceiras”, explicou Rafael.

Ações e parceiros

A Secretaria de Assistência Social possui diversos programas que visam a promoção e valorização do jovem, ofertando opções de cultura e formação. Entre eles, o “Batucação”, que oferece aulas de instrumentos de percussão e o “Preparando para o Futuro”, que oferta oficinas de fotografia, informática, confecção de bijuterias, confecção de bolsas, pintura em ovos de páscoa, dança e violoncelo.

Paralelamente, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) desenvolvem atividades voltadas à conscientização dos malefícios do consumo abusivo de substâncias psicoativas, fortalecimento de vínculos e desenvolvimento do protagonismo e a autonomia social.

A campanha já possui como parceiros: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Civil, Denarc, Polícia Militar, Câmara de Vereadores, CMDDCA, União de Bairros, CEU das Artes e do Esporte, Conselho Tutelar, Rotaract Club de Pato Branco Sul, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Rotary Club de Pato Branco, Conseg, NRE, Núcleo de Combate a Violência e Cultura da Paz e COMUD.