Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município promoveu Dia D da Campanha Agosto Azul

Nesta sexta-feira, dia 18, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o Dia D da Campanha Agosto Azul. A programação denominada “circuito de saúde do homem” aconteceu na Praça Presidente Vargas e reuniu centenas de homens pato-branquenses que participaram das atividades de prevenção e promoção à saúde.

Na ocasião, foram realizadas aferições de pressão arterial, testes de diabetes, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C. Foi possível, ainda, solicitar exames laboratoriais de glicemia (em jejum), colesterol, triglicerídeos e PSA. Também foram fornecidas orientações sobre paternidade responsável, avaliação de IMC e orientações nutricionais, de saúde bucal, informações sobre câncer de próstata e solicitação de exames preventivos.

A secretária interina de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, enalteceu que a prevenção deve ser buscada constantemente pelos homens, uma vez que o hábito de procurar atendimento de saúde apenas quando se está doente é muito comum. “O foco é a saúde preventiva, que representa uma mudança comportamental. Precisamos mostrar aos homens que, para que eles continuem ao lado de suas famílias, é necessário que tenham um cuidado especial com a sua saúde”, pontuou.

Aparecido da Silva tem 64 anos e reside no bairro Menino Deus. O aposentado aproveitou a oportunidade para verificar a pressão arterial e receber orientações sobre cuidados com o coração, saúde bucal, entre outros. “Estou levando para casa os folhetos e poderei ler com mais cuidado, para ver alguns erros que eu possa estar cometendo e não fazê-los mais. Farei o possível para continuar saudável”, disse.

Durante todo o mês de agosto, as unidades de saúde de Pato Branco estão realizando atendimento especial à população masculina, com programação diferenciada em cada unidade.

Para realização da Campanha Agosto Azul, a Secretaria Municipal de Saúde conta com apoio de instituições como a Faculdade de Pato Branco (Fadep), Sesc, Colégio Estadual de Pato Branco (Premen), entre outras.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários