Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prevenção e promoção à saúde ocorrem com equipe de profissionais especializados

 

Equipe do Nasf atende na Academia da Saúde do Pinheirinho, espaço que também recebe moradores dos bairros São Cristóvão, Alvorada, Novo Horizonte, Morumbi, Planalto e São João

 

O Município de Pato Branco disponibiliza diversas atividades na Academia da Saúde do bairro Pinheirinho. A estrutura dispõe de equipamentos e aparelhos de ginástica, além da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que conta com profissionais das áreas de psicologia, educação física, nutrição, fisioterapia e assistência social para atender a população com atividades que visam a prevenção e promoção à saúde.

O espaço atende, atualmente, moradores dos bairros Pinheirinho, São Cristóvão, Alvorada, Novo Horizonte, Morumbi, Planalto e São João. De setembro a dezembro do ano passado, foram mais 11 mil atendimentos realizados. Em 2016, até o início do mês de maio, foram 4.535 pato-branquenses atendidos pelas atividades.

A secretária municipal de Saúde, Antonieta Chioquetta, ressalta que os profissionais do Nasf atuam de forma integrada com as Equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), cujo intuito é promover hábitos saudáveis e prevenir doenças, ofertando atendimento nos bairros, cada vez mais perto da população.

“A prática esportiva orientada, aliada aos conhecimentos dos profissionais, reflete diretamente na saúde dos moradores, que podem buscar atendimentos especializados de forma gratuita e próximo de suas residências”, ressalta Antonieta.

Na Academia da Saúde, há aulas de pilates, ginástica, zumba, alongamentos, circuito funcional, caminhadas, grupo terapêutico e programas multiprofissionais relacionados a mudanças de hábitos, entre outros. “Além dos exercícios terapêuticos, também são realizadas orientações nutricionais. Há também palestras e orientações com profissionais de nutrição, psicologia, fisioterapia e serviço social”, explica a educadora física da Academia da Saúde, Micheli Aline Duarte. Ela ressalta que todas as intervenções são desenvolvidas por profissionais especializados, seja de maneira individual ou integrada pela equipe.

A equipe do Nasf também atua em outros locais e bairros. No CEU das Artes e do Esporte, no bairro Sudoeste, há aulas de zumba para mulheres, pilates e ginástica para a terceira idade. No CRAS do bairro São João, há um grupo de dança para adolescentes, que também recebem orientações nutricionais, psicológicas e acompanhamento de assistente social.

Novos hábitos, nova vida

Iraci Zay, 54 anos, buscou a participação na Academia da Saúde para abandonar o sedentarismo. “Eu estava me sentindo muito parada, só ficava em casa e estava sem disposição. Após o início das atividades, eu me sinto muito melhor. Eu levanto cedo, me exercito e tenho muito mais ânimo”, conta.

Para Bernadete da Silva, 47 anos, as atividades disponibilizadas no Nasf estão sendo importantes para melhorar a saúde. “Eu tenho problema de coluna, então os exercícios me ajudaram a controlar as dores. Com as informações disponibilizadas pela nutricionista eu melhorei a alimentação. Isso, aliado aos conhecimentos passados por profissionais, me ajudou a emagrecer e melhorar minha saúde“, explica.

Os encontros também resultam em novas amizades. “Os colegas nos apoiam nas atividades e nos cobram pela presença, é uma nova família, que nos ajuda a mudar de hábitos. É muito bom e tudo de graça, então só não participa quem não quer, porque para mudar basta sair do comodismo”, salienta Bernadete.

Mais informações podem ser obtidas na Academia da Saúde do bairro Pinheirinho, o espaço do Nasf. O local está situado na rua Ivaí, próximo ao viaduto. O telefone é o 3213-1715.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários