Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município promove atividades pelo Dia Mundial da Água

Crianças da Rede Municipal de Educação e comunidade participaram de ações de limpeza e proteção de rios

 

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu nesta quarta e quinta-feira, dias 22 e 23, uma programação alusiva ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Crianças da Rede Municipal de Educação e a comunidade em geral participaram de ações de limpeza e proteção dos rios e nascentes. As atividades contaram com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura, Emater, Sanepar e Sanewal.

Entre as atividades, na manhã de quarta-feira (22), ocorreu uma aula prática e a limpeza do Corrégo Penso no bairro Vila Esperança, com alunos da Escola Municipal Lions Clube. Na parte da tarde, foi a vez de alunos da Escola Municipal do Bairro Gralha Azul participarem da limpeza do lago situado no bairro, com caminhada e entrega de carteirinhas denominadas de “Amigo do Lago”, que visam incentivar os alunos a cuidarem da área.

Foi realizada, ainda, na manhã desta quinta-feira (23), uma proteção de fonte no bairro Parque do Som, com alunos da Escola Municipal São João Batista de La Salle e produtores rurais. A fonte, situada na propriedade de Salete Oldoni, atende quatro famílias. Na ocasião, ainda, as crianças plantaram cerca de 120 mudas de árvores nativas.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, a ação evidenciou a importância da conservação e da utilização consciente da água. “Juntamente com os nossos parceiros, desenvolvemos atividades para as crianças e a comunidade. Isso refletirá positivamente, pois quem ajuda a limpar, não quer ver sujo novamente. O setor público faz a sua parte, mas precisa da participação e apoio da população”, afirmou.

O gestor Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), da unidade de Francisco Beltrão, Odenir De Barba, aprovou a programação. “Envolveu tanto a comunidade urbana como a rural e, principalmente, as crianças. Ações como essas são fundamentais e mostram como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco, juntamente com as entidades parceiras, possui estrutura e capacidade de organização para realizar um trabalho tão importante de preservação e conscientização”, ressaltou.

A coordenadora da Sanepar e gerente local em exercício, Sueli Braun, disse que a atividade serve para chamar atenção da comunidade. “Nossa matéria prima é a água, por isso realizamos projetos contínuos na área de educação ambiental. Chamar a atenção da comunidade para essas questões é primordial, pois é preciso termos essa gestão consciente dos recursos hídricos, de forma integrada entre a sociedade e os órgãos públicos”, explicou.

A gerente geral da Sanewal, Wersi Waltrick Muller, acredita que ações como essas marcam a vida dos envolvidos. “Estamos há 17 anos prestando serviços para a comunidade e participar dessa iniciativa nos deixou muito satisfeitos, porque estamos contribuindo diretamente com a qualidade de vida das pessoas. Acreditamos que atitudes assim farão a diferença no futuro”, pontuou.

A diretora da Escola Municipal Lions Clube, Tatiane Palaro, explica que o trabalho prático vem ao encontro dos assuntos abordados em sala de aula. “Na escola, trabalhamos os conteúdos ligados ao meio ambiente de forma interdisciplinar. Agora, as crianças podem vivenciar esses ensinamentos e aplicá-los”, afirmou.

Para o aluno do 5º ano da Escola Municipal Lions Clube, Igor Rafael Stadenik, 10 anos, a atividade contribuiu, significativamente, para aprimorar o seu conhecimento. “Aprendemos sobre meio ambiente, água, poluição e proteção. É importante não cortarmos as árvores que fazem a proteção dos rios. Lugar de lixo é no lixo, não espalhado pela natureza”, orientou.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários