Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura reforça prevenção à saúde da mulher com atendimento noturno

Programação será na terça-feira (10), quando as unidades de saúde dos bairros atenderão das 16h às 20h

 

A Prefeitura de Pato Branco intensificará nesta terça-feira, dia 10, ações preventivas voltadas à saúde da mulher, nas unidades de saúde dos bairros, quando o atendimento será das 16h às 20h. Serão realizados exames, requisições de mamografias, vacinação contra HPV, entre outros. A programação também acontecerá na unidade do Centro, das 08h às 18h.

As atividades acontecerão nas unidades dos bairros São João, Vila Esperança, São Cristóvão, Bortot, Planalto, Alvorada, Novo Horizonte, Pinheirinho, Morumbi e nas comunidades de Sede Gavião e São Roque do Chopim.  Além de fazer alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no domingo (08), a iniciativa também marcará o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra HPV.

Nos bairros contemplados, o horário de atendimento geral será modificado à tarde, iniciando às 16h e seguindo até às 20h. A mudança visa, justamente, atender aquelas mulheres que trabalham no horário comercial. “As pato-branquenses terão oportunidade de se cuidar com maior comodidade. A ideia é que as mulheres reservem um tempo para elas, pois a prevenção é um gesto de amor consigo, bem como com as nossas famílias”, enfatiza a secretária de Saúde de Pato Branco, Antonieta Chioquetta.

Entre as ações promovidas, estarão: testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C; coleta de exames preventivos de câncer de colo de útero; exames clínicos de mama e orientações para o auto-exame; requisições de mamografias; prevenção e rastreamento de cânceres de colo uterino, de mama e de boca; atualização do calendário vacinal; e vacinação contra HPV, incluindo primeira dose (para meninas com idade entre 9 e 11 anos). Atividades de incentivo a hábitos saudáveis e orientações diversas também acontecerão.

A secretária de Saúde destaca que a programação será voltada, sobretudo, à prevenção dos tipos de câncer mais comuns em mulheres. “Queremos sensibilizar as mulheres de que, além de manterem seus exames periódicos em dia, elas precisam ter uma vida saudável, com alimentação adequada e atividades físicas, pois a prevenção contra o câncer e demais doenças deve estar presente no nosso dia a dia”, reforça Antonieta.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários