Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura realiza projeto de educação no trânsito para crianças


Em Pato Branco, o trabalho de educação e conscientização do trânsito realizado nas escolas pelo Departamento Municipal de Trânsito (Depatran), ocorre desde cedo, ainda nas séries iniciais. As atividades atendem crianças da rede de ensino pública e privada, com palestras e momentos lúdicos que reproduzem situações vividas nas vias urbanas, desde o respeito da sinalização, às relações sociais estabelecidas por motoristas e pedestres.

No ano passado, 1.635 crianças participaram das atividades do projeto. Nas escolas da Rede Municipal de Educação, o cronograma é permanente e ocorre no decorrer do ano letivo, em turmas da Educação Infantil e também do 1º ao 5º ano. Nas escolas privadas, as visitas ocorrem via agendamento prévio, cujo contato deve ser feito no Depatran, pelo 3902 – 1350.

A responsável pelo projeto, coordenadora de Educação para o Trânsito da Prefeitura, Sandra Elisabete Galhart de Deus, explica que nas escolas, são abordadas questões do cotidiano das crianças como, por exemplo, as situações ocorridas no percurso até a escola.

“De uma maneira simples e lúdica abordamos noções básicas para a segurança da criança e sua família, como a travessia da rua na faixa de pedestres, o desembarque do veículo pelo lado da calçada, a observação da sinalização da via, placas, semáforos, o uso do cinto de segurança, da cadeirinha, entre outras. Sempre enfatizando pela educação e respeito no trânsito”, reforça Sandra.

As ações vão além das salas de aula, pois as crianças transmitem o que aprendem para suas famílias, conforme destaca Sandra, que é especializada em Educação para o Trânsito. “A criança é espontânea, criativa e, com certeza, leva conhecimento para a sua família e amigos, desenvolvendo assim uma corrente, sendo multiplicadora, por um trânsito mais seguro. Dessa maneira, estamos cumprindo o nosso papel social, pela cidadania”, frisa.

O envolvimento das famílias também é evidenciado nos circuitos de trânsito realizados pelo projeto nas edições da Rua de Lazer, que acontecem mensalmente nos bairros da cidade, através da Secretaria de Esporte, Lazer, Juventude e Idoso. “A participação de pais e filhos nestes momentos é muito grande, pois abordamos a importância da atenção no trânsito, de conhecer e respeitar as placas de sinalização, assim como as consequências dos comportamentos inadequados”, reforça Sandra.

Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, o envolvimento das crianças reflete na formação de motoristas conscientes, atendendo o planejamento da Administração Municipal pelo futuro da mobilidade urbana e segurança no trânsito. “Mantemos o compromisso de, além de viabilizar obras de infraestrutura, sensibilizarmos as crianças sobre a necessidade do respeito e da educação no trânsito, pois um trânsito seguro é feito pelas pessoas, por motoristas e pedestres conscientes”, completa Zucchi.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários