Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura oferta vagas na Incubadora Municipal a vencedores do Startup Weekend

Nesta terça-feira (17), o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, anunciou que os três primeiros colocados no Startup Weekend Pato Branco garantiram vagas para a Incubadora Tecnológica Municipal. O Startup Weekend encerrou a programação da 2ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2015, sendo uma realização do Sudovalley – Núcleo de Startups do Sudoeste do Paraná, com o patrocínio global da Google for Enterpreneurs e Coca-Cola.

Conforme o prefeito Zucchi, ao integrarem a infraestrutura da Incubadora Municipal – coordenada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação –, os novos empreendedores terão a oportunidade de concretizar seus projetos criados a partir do Startup Weekend Pato Branco.

“A Inventum se estabelece enquanto incentivadora da inovação, capaz de despertar o talento de jovens que ainda estão na faculdade ou, embora atuem em outras áreas, conseguem usar a tecnologia para atender demandas da comunidade. São ideias inovadoras que no futuro podem estar no mercado, gerando emprego e renda para Pato Branco e região”, enfatizou Zucchi.

Essa foi a segunda edição do Startup Weekend Pato Branco, que reuniu 70 participantes de diferentes regiões do Paraná. Divididos em nove equipes, os potenciais empreendedores receberam 54 horas de formação intensiva para desenvolver modelos de negócios diferenciados.

“É um marco para Pato Branco ter consolidado esse evento a nível de Paraná. Os projetos inovadores que tivemos esse ano superaram a nossa expectativa. Agora, na incubadora, eles têm o desafio de desenvolver de fato o que foi trabalhado nas 54 horas”, disse o coordenador do Sudovalley – Núcleo de Startups do Sudoeste do Paraná, Fabio Machado de Almeida.

Startups são modelos de negócios diferenciados, baseados em ideias que atendem demandas reais com inovação e potencial para desenvolvimento. A variedade dos projetos apresentados em Pato Branco, cujas equipes contaram com integrantes de diferentes áreas, demonstra o potencial do setor tecnológico da cidade.

“Tivemos projetos de caráter social, para a área de educação e também ideias voltadas para prospecção de mercado. Em Pato Branco, temos o apoio da Prefeitura nesse processo que deve ser contínuo, gerando novos negócios e fomentando o empreendedorismo”, avaliou Fabio.

Ideias inovadoras

A equipe vencedora do Startup Weekend Pato Branco foi aIh, Cresceu!, que propôs uma plataforma digital para troca de itens infantis. Com a ferramenta, quando uma criança deixar de usar algum brinquedo ou peça de roupa, os pais podem destinar o artigo a outra família. Assim, a ideia também tem um viés sustentável, inibindo o desperdício.

Produtos, acessórios, roupas, brinquedos e móveis são exemplos do que poderá ser trocado na plataforma.“Há o costume de dar esses equipamentos e nem sempre a pessoa que os recebe costuma usá-los. A ferramenta ajudará a encontrar pessoas que estejam precisando do item. Para quem o destina, haverá a possibilidade de encontrar outro artigo”, frisou Scheila de Souza, empresária da área de telecomunicações e uma das idealizadoras do projeto.

Com a perspectiva de desenvolver o projeto na Incubadora Tecnológica, o grupo pretende aprimorar o produto e identificar o potencial de mercado. “Essa vaga na incubadora nos ajudará muito, pois além do espaço físico ofertará uma integração com capacitações. Ainda somos jovens e precisamos ter essa base para desenvolver nosso empreendimento”, pontuou o analista de sistemas Fausto Rossi, também idealizador daIh, Cresceu!.

Outra ideia que nasceu no Startup Weekend e será projetada na Incubadora Municipal é a Go Education. A equipeficou em 2º lugar ao sugerir uma plataforma colaborativa voltada a professores, que poderão utilizar a ferramenta na elaboração de aulas criativas.

“A intenção inicial é que os professores que queiram melhorar as suas aulas possam ingressar nessa plataforma. Na incubadora vamos desenvolver o projeto e colocá-lo em funcionamento, com uma significativa redução de custos”, disse a contadora Fabiola Scariot, que integra a equipe.

A classificação do Startup Weekend Pato Branco foi: Ih, Cresceu! (1º), Go Education (2º), Salva Comida (3º) e Meu Lugar (4º).

Realização

A Inventum 2015 aconteceu de 3 a 7 de novembro, no Parque de Exposições de Pato Branco. A segunda edição da feira foi uma realização da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação, em parceria com o Sebrae/PR, Fiep – Sesi – Senai/PR, Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), Pato Branco Tecnópole, UTFPR, Faculdade Mater Dei, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sindicomércio, Sindimetal Sudoeste, Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES), Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (IDTEP), Parque Tecnológico Binacional, Incubadora Municipal Tecnológica, Proem, 4º ano de Administração da UTFPR e Núcleo Regional de Educação (NRE). A Polícia Militar também apoiou a realização do evento.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários