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Prefeitura inova e vai economizar nos serviços de telefonia

A Prefeitura de Pato Branco está modernizando o sistema de telefonia, utilizando a nova rede de fibra ótica instalada nos departamentos municipais. Além de otimizar a comunicação com a comunidade, a inovação resultará economia estimada de R$ 30 mil por mês para a Administração Municipal, após a instalação de todo o sistema.

Para implantar a nova rede de fibra ótica que chega a 100 megabits, a Prefeitura investiu R$ 219.299,73 em recursos próprios, que viabilizaram também a integração das centrais telefônicas. “Com planejamento e rigor orçamentário, estamos trabalhando para estruturar o serviço público e possibilitar a realização de avanços referenciais, para melhor atender a população”, salienta o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi.

Antes da estruturação, a telefonia dos departamentos, secretarias, escolas, creches e demais órgãos municipais, era com linhas analógicas, que funcionavam através de operadora telefônica. Ou seja, cada local tinha uma linha gerando mensalidade.  Com a implantação da nova rede de fibra ótica, está sendo possível a migração destes pontos para ramais digitais.

Até o momento, a migração chegou a 40 % da esfera municipal, cujo trabalho terá sequência nos próximos meses. “Os órgãos municipais estão sendo interligados, em que as ligações telefônicas dos departamentos já contemplados pela modernização ocorrem entre ramais, representando custo zero para o Município e mais praticidade aos servidores municipais no dia a dia”, destaca o secretário municipal de Administração e Finanças, Vanderlei José Crestani.

Segundo Crestani, são emitidos relatórios diários para garantir a contenção orçamentária. “Temos um controle mais elaborado nas contas telefônicas, sendo possível gerar o relatório de consumo e identificar as ligações realizadas, verificando assim se há algum abuso ou uso indevido da telefonia municipal”, enfatiza.

Modernização que também melhora a qualidade da prestação de serviços e atendimento à comunidade, pois o desempenho do sistema de telefonia é acompanhado em tempo real, conforme explica o coordenador da Central de Processamento de Dados da Prefeitura, André Hass. “Hoje, podemos intervir de forma mais rápida e precisa em casos de problemas”, frisa.

Essa melhoria vai além da telefonia, tendo em vista que com a fibra ótica, os departamentos municipais contam com Internet banda larga de alta velocidade, o que diminuiu as quedas de transmissão resultadas por mau tempo ou lentidão. “Com a estabilidade na rede, temos segurança nas transações entre os órgãos, o que reflete na produtividade dos funcionários”, completa André.

Novos telefones

Com a integração dos ramais, alguns órgãos municipais estão com novos números de telefone, mudança que compreenderá os demais departamentos da Administração Municipal gradativamente. As mudanças podem ser acompanhadas no endereço eletrônico: www.patobranco.pr.gov.br/novostelefones.

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