Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura inicia instalação de câmeras de monitoramento em Pato Branco

A Prefeitura de Pato Branco iniciou a instalação de uma moderna estrutura de monitoramento por imagens que compreenderá todas as regiões da cidade. Nessa primeira etapa, o Município está investindo R$ 160.593,30 para instalação dos equipamentos, que incluem 32 câmeras de última geração, para atender 26 pontos da cidade, assim como a infraestrutura disponibilizada ao 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que será responsável pelo monitoramento. Além disso, a Prefeitura custeará mensalmente a manutenção dos equipamentos, feita por empresa licitada.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, lembra que os pontos atendidos foram definidos juntamente com entidades de segurança pública do Município, contemplando vias e logradouros públicos. Zucchi também ressalta a tecnologia dos equipamentos, que têm grande alcance e possibilitarão o acompanhamento em tempo real da situação nos bairros e região central.

“Vamos prevenir a criminalidade, o vandalismo e a depredação do patrimônio público, principalmente da iluminação pública e sinalização de trânsito. Conseguiremos monitorar todo tipo de criminalidade, identificando os infratores com maior facilidade, oferecendo mais segurança à população. Este é um momento histórico para Pato Branco, fundamental para que continuemos sendo uma cidade tranquila e inovadora”, pondera o prefeito.

No momento, os trabalhos acontecem no 3º BPM, com a implantação de 80 metros de rede de fibra ótica. A unidade de monitoramento contará, ainda, com quatro TVs de 46 polegadas para visualização simultânea das câmeras, computadores, quatro servidores com capacidade de armazenamento de 240 terabytes, entre outros. A Prefeitura também ofertará o mobiliário do local, além de postes de sustentação das câmeras.

Paralelamente, estão sendo demarcados os locais que receberão o monitoramento. São 27câmeras speed domes, instaladas em 25 pontos da cidade. Conforme descreve o secretário de Administração e Finanças, Vanderlei José Crestani, esse modelo registra imagens com até dois quilômetros de distância, em rotação contínua de 360°.

Outra característica do modelo é a nitidez de imagens noturnas. “As nossas speed domes também possuem inclinação 220° e zoom óptico 30x, com foco automático, sendo referência em tecnologia para câmeras de monitoramento. Por exemplo, conseguiremos identificar a placa de um carro a uma distância de um quilômetro”, destaca o secretário.

Locais

Os 25 pontos atendidos com as câmeras speed domes são: Prefeitura, Banco Itaú, rua Tapir (na altura da Galeazzi Auto Center), Posto Patinho, Posto Seis Rodas, Escola Municipal do bairro Planalto – Caic, Escola Municipal São João Batista de La Salle, Escola Municipal do bairro Alvorada, Escola Municipal Udir Cantu (bairro São João), CMEI do bairro São Cristóvão, Colégio Estadual Rui Barbosa, Colégio Estadual Carlos Gomes, CEU das Artes e do Esporte (bairro Sudoeste), UPA 24 horas (bairro Cristo Rei), Pronto Atendimento Municipal, Teatro Naura Rigon, Complexo Esportivo Frei Gonçalo (Patão) e Mercado do Produtor. Os trevos da Polícia Rodoviária Federal, Guarani, Itacolomi, Planalto e Patrolinha, assim como a rotatória da avenida Tupi nas proximidades da Fipal Veículos, também serão atendidos. Na praça Presidente Vargas, serão instaladas três câmeras.

Além disso, outras cinco câmeras fixas serão instaladas no Terminal Rodoviário José Cattani. “Todas as câmeras, as speed domes e as fixas, terão no-breaks e cartões de memória, o que garantirá que em casos de interrupção de energia ou sinal, as imagens continuem sendo registradas e armazenadas”, completa Crestani.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários