Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura entrega tablets para alunos dos 5º anos

 

Programa de inclusão digital atendeu mais de 4 mil alunos desde 2013 

 

Nesta terça e quarta-feira, dias 05 e 06, a Prefeitura de Pato Branco realiza a entrega de tablets educacionais do programa “Clique Conhecimento – oportunidade em nossas mãos”, para os alunos dos 5º anos da Rede Municipal de Educação. Na cerimônia realizada na noite de ontem (05), as famílias puderam conhecer um pouco mais sobre o programa de inclusão digital que, até 2015, atendeu 3.434 alunos dos 4º e 5º anos. Nas entregas desta semana, serão mais 860 alunos contemplados, totalizando assim 4.294 crianças inseridas no programa iniciado em 2013.

Além dos alunos, os professores que atuam nas turmas atendidas também recebem a ferramenta educacional, assim como capacitação para inserção da tecnologia no planejamento pedagógico. A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, afirma que o programa Clique Conhecimento veio para agregar qualidade e inovação ao dia a dia dos professores.

“Investimos em cursos e capacitações para nossos professores, melhoramos nossa infraestrutura e, com o programa, enriquecemos as experiências pedagógicas que desencadeiam a construção do conhecimento pelas crianças. Neste ano, iremos implementar, novamente, a Maratona do Conhecimento, sempre visando a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem do âmbito da Rede Municipal”, salientou Heloí.

A diretora da Escola Municipal Antônio Cadorin, Rosane Roldo Bonetti, explicou que o programa otimizou o trabalho dos professores em sala de aula. “O uso dos tablets na escola é um recurso tecnológico e pedagógico que oportuniza a realização de aulas mais dinâmicas, diversificadas e conectadas com o mundo atual. A Prefeitura está de parabéns por essa inovação”, afirmou a diretora.

Desde o início do programa Clique Conhecimento, em 2013, a Prefeitura de Pato Branco investiu R$ 761.739,00 na aquisição dos tablets.

Oportunidade que representa igualdade

Elizeu Alves de Miranda, pai de Heloiza Vitória, aluna da Escola Municipal Antonio Cadorin, apontou que a ferramenta representa uma importante oportunidade para o futuro da filha, pois contribui no aprendizado das crianças. “O equipamento contribui no desenvolvimento das tarefas, pois, além das crianças ficarem felizes, acaba sendo um incentivo para se dedicarem e aprenderem mais. Isso, somado à dedicação dos professores, faz com que nós pais fiquemos felizes também”, ressaltou Elizeu.

Se os pais aprovam a iniciativa, as crianças também têm opinião formada sobre o assunto. A aluna da Escola Municipal São Cristovão, Ester Caroline Suzin, contou que já utilizou o equipamento no ano anterior, no 4º ano e gostou da experiência. “Usei bastante o tablet para fazer as atividades e o meu aplicativo favorito é o da tabuada, porque gosto de matemática. Minhas notas ficaram ainda melhores nessa matéria”, disse Ester, animada.

Aprender de um jeito novo

Além do acompanhamento pedagógico por parte dos professores, o Município trabalha na viabilização e desenvolvimento de aplicativos educacionais específicos, que envolvam ludicidade e conhecimento. Um exemplo é o aplicativo “Roleta do Conhecimento”, que possui informações, curiosidades, histórico, relevo, hidrografia e clima do município de Pato Branco. A ideia surgiu, inclusive, de uma atividade realizada na Escola Municipal Rocha Pombo.

Os tablets entregues aos alunos neste ano, por exemplo, possuem 37 aplicativos pedagógicos. Entre eles há aplicativos de tabuada, produção de texto, dicionário, livros digitais, ortografia, conhecimentos sobre o corpo, matemática, calculadora, tangran, planetário, além de xadrez, dama, foto, filmagem, entre outros.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários