Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura e Sebrae promovem oficinas de empreendedorismo nas escolas municipais

 

Prefeitura de Pato Branco em parceria com o Sebrae/PR desenvolve o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), envolvendo alunos e professores da Rede Municipal de Educação

 

 

Com o intuito de desenvolver habilidades de empreendedorismo nos alunos da Rede Municipal de Educação, a Prefeitura de Pato Branco, em parceria com o Sebrae/PR, realizou durante o segundo semestre de 2015 o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). As 25 escolas municipais participaram, realizando atividades interdisciplinares e, nestas últimas semanas de aula, estão promovendo feiras e apresentando os trabalhos à comunidade.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, inserir noções de empreendedorismo na rotina escolar é uma forma de estimular as crianças. “A metodologia envolveu as crianças em todos os momentos das oficinas, proporcionando reflexão e participação dos alunos. Também desenvolveu a curiosidade, o senso de aproveitamento de materiais, cuidados com o meio ambiente, comunicabilidade e a socialização”, disse Heloí.

O projeto começou em julho com a capacitação dos professores. As oficinas foram ofertadas dentro dos projetos de Tempo Integral, em contraturno.  Os alunos do 1º ano ficaram responsáveis por desenvolver “temperos”, o 2º ano “aromas”, o 3º ano “brinquedos recicláveis”, o 4º ano “locação” e o 5º ano “alimentos”.

A secretária Heloi adianta que o projeto continuará no próximo ano. “Acompanhando os resultados percebemos o quanto as crianças se desenvolveram. Aprenderam sobre educação financeira, trabalho em equipe, além de autoconfiança e foco nos objetivos. Atividades assim só acrescentam na formação dos nossos alunos”, conclui.

Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, ao conhecerem noções de empreendedorismo na escola, as crianças são despertadas para o tema de uma forma mais acessível, cuja compreensão ocorre de acordo com a realidade das crianças.

“Temos o compromisso com o futuro de Pato Branco, por isso primamos por uma educação diferenciada e de qualidade, que envolva os alunos com criatividade e inovação, a exemplo do que estamos fazendo com os tablets educacionais e com as oficinas de robótica. Essa condição será um importante diferencial na formação dos nossos alunos”, completou Zucchi.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários