Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município e parceiros ofertam cursos profissionalizantes

A qualificação profissional é um diferencial decisivo no mercado de trabalho, bem como para quem pretende empreender. Mais setenta e cinco pato-branquenses estão preparados para os dois desafios. Eles participaram de cursos profissionalizantes ofertados pela Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Sesi/Senai e Ceinee. A formatura aconteceu na tarde desta terça-feira (24), no CEU das Artes e do Esporte.

Para o prefeito Augustinho Zucchi, a oferta de capacitação profissional é uma oportunidade importante, que atende a demanda local e pode, sobretudo, mudar a realidade das famílias. “Estamos promovendo diversos cursos de qualificação profissional, estimulando a inovação e dando condições para que as pessoas possam assumir vagas de emprego, pois o mercado de trabalho da nossa cidade precisa de profissionais qualificados”, ponderou Zucchi.

A formatura foi dos cursos de Auxiliar de Confecção, Auxiliar de Confeitaria e Operador de Computador, ofertados através do Programa Caminhos da Profissão, uma parceria entre Prefeitura e Sesi/Senai. Também foi encerrado o curso de Inclusão Digital, realizado pelo Município, em parceria com o Ceinee.

Na ocasião, também aconteceu o início dos cursos de Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Informática, que integram o Programa Caminhos da Profissão, envolvendo mais 40 alunos. A secretária municipal de Assistência Social, Maria Cristina Hamera, lembra que 135 pato-branquenses foram capacitados desde 2013.

“A capacitação profissional reflete na qualidade de vida da população, pois possibilita emprego e renda para as famílias, bem como o gerenciamento do próprio negócio. É uma importante meta do plano de governo do prefeito Zucchi, que está envolvendo pessoas de diversas idades, esforçadas e dedicadas, em busca de aprendizado, que farão a diferença no mercado de trabalho”, ressaltou.

“O Senai está no Paraná há 71 anos, qualificando pessoas. Nos alegramos por atender a população de Pato Branco, que está desfrutando dos benefícios da qualificação. A Prefeitura tem sido parceira do Sesi/Senai, para que esses cursos aconteçam”, ressaltou Mirian Araujo Silva, que na formatura representou a gerência do Senai de Pato Branco.

Oportunidade

Costurar para contribuir na renda da família era um sonho antigo de Vitalina Marta da Rocha. Aos 62 anos, a moradora do bairro São João já comprou a máquina de costura e antes mesmo de concluir a capacitação, está fazendo reformas para amigos e vizinhos. “Era meu sonho, eu queria fazer mas não sabia. Agora estou me renovando, estou fazendo um monte de coisas”, contou Vitalina, que na formatura estava orgulhosa, usando a saia feita por ela mesma.

A dona de casa Telvina Antunes, 48 anos, já fez um curso na área de salgados e buscou a qualificação de Auxiliar de Confeitaria para complementar o aprendizado. “Queria fazer esse curso há muito tempo e tive a chance. Fiquei muito contente e feliz, porque era algo que eu queria muito. Aprendi muita coisa que eu não sabia e me sinto qualificada para trabalhar em panificadoras ou em casa mesmo”, destacou.

Aos 17 anos, Maykon Gonçalves tem consciência de que a qualificação pode abrir portas no mercado de trabalho. Ele concluiu o curso de Inclusão Digital e garantiu sua vaga nos dois novos cursos ofertados, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Informática, que serão ministrados no CRAS do bairro São João.

“A sociedade pede esses cursos e, em vez de ficar em casa, estou buscando aprendizado. Quero aprender mais, também porque gosto bastante da área da informática. Assim, terei mais confiança para trabalhar”, contou.

Isabela Aparecida Ferraz, 17 anos, moradora do bairro São João, também participará das duas capacitações. Ela acredita que oportunidades como essa devem ser aproveitadas, principalmente por adolescentes que pretendem iniciar uma carreira. “É uma grande oportunidade, farei o curso e poderei conseguir um emprego melhor”, completou.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários