Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura e entidades organizam a programação da Semana da Pátria

Em Pato Branco, a semana da pátria, bem como o desfile cívico de 7 de Setembro, terão o tema “Cidadania: compromisso social” em 2014. A definição aconteceu nesta quarta-feira (30), em um encontro entre o prefeito Augustinho Zucchi e representantes de diversas entidades do Município, como Núcleo Regional de Educação, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, colégios particulares, APAE, UTFPR, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), Câmara Municipal, entre outros.

A intenção da Prefeitura e das demais entidades é justamente envolver a população na programação. “A escola e as entidades têm papel fundamental para mobilizar a população durante a semana da pátria, principalmente no desfile de 7 de setembro, que é um dia especial, onde podemos mostrar a nossa cultura e tradição”, avaliou o prefeito Zucchi.

Entre as novidades do desfile cívico deste ano, está a participação da 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (Exército), situada em Palmas. Da Rede Municipal de Educação, desfilarão os alunos dos 4º e 5º anos. Os demais, alunos da Educação Infantil e dos 1º, 2º e 3º anos, assistirão à solenidade, justamente para que compreendam o significado das comemorações pela Independência do Brasil. “Queremos despertar as nossas crianças para a cidadania e o civismo desde cedo”, justificou a secretária de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli.

Além disso, a programação da semana da pátria compreenderá diversos lugares da cidade, aproximando as ações da população. Um deles será o 3º Batalhão de Polícia Militar, cujo efetivo também participará do desfile. “Assim como fazemos em todos os anos, vamos nos envolver da melhor forma possível, participando com um efetivo significativo, para que tenhamos um evento bonito. É sempre importante fortalecer a participação popular neste evento”, destacou o sub-comandante do 3º BPM, major Robertinho da Luz Dolenga.

Para o patrão do CTG Tarca Nativista, Antonio Fernandes Coldebella, o desfile de 7 de setembro é uma oportunidade de valorizar o tradicionalismo gaúcho. “Vamos participar com bastante orgulho e força, pois para nós é uma satisfação muito grande. Com essa oportunidade, a gente consegue levar mais crianças para o CTG e isso é importante para a cultura gaúcha”, mencionou.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários