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Prefeitura e empresa licitada debatem operação do Estar Digital em Pato Branco

Nesta quinta-feira, dia 07, a Prefeitura de Pato Branco recebeu a equipe técnica da empresa responsável pelo sistema eletrônico do Estar Digital, vencedora do processo licitatório. A proposta da municipalidade, com o mecanismo informatizado, é oportunizar mais agilidade e comodidade à população, que poderá comprar seus créditos e informar a utilização da vaga de estacionamento por meio de um aplicativo para celular. Para adquirir e garantir a operação do Estar Digital, o Município está investindo R$ 201.988,76 em recursos próprios. A previsão é que o sistema entre em funcionamento ainda neste primeiro semestre de 2019.

Agora, a empresa adequará o sistema a partir das demandas sinalizadas pela Prefeitura de Pato Branco, uma vez que a funcionalidade do aplicativo e do sistema web será customizada para atender a realidade da cidade, bem como as necessidades indicadas pelos agentes do Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran) – que continuarão trabalhando nas ruas, realizando a fiscalização e comercializando os créditos para quem não aderir ao sistema eletrônico. Haverá, ainda, a etapa de treinamento voltada aos agentes e equipe técnica da municipalidade, para utilização e implementação do software.

O diretor do Depatran, Valtamiro Wanderlei Santana, reforça que entre as principais melhorias do sistema digital, está a comodidade para acionar o serviço e adquirir os créditos, o que passará a ocorrer com maior autonomia para os usuários. Segundo ele, Pato Branco possui cerca de 1.800 vagas de estacionamento regulamentadas pelo Estar, utilizadas continuamente pela população e visitantes da cidade, número expressivo e que confirma a necessidade da otimização do serviço. 

“Os agentes de trânsito continuarão atuando nas ruas, comercializando os créditos e fiscalizando, mas a população poderá utilizar o Estar por meio do aplicativo. A regulamentação do estacionamento confirma-se como um serviço fundamental para agilizar o trânsito e organizar a utilização das vagas, oportunizando a rotatividade e a fluência do nosso trânsito. Agora, com o formato digital, vamos evoluir significativamente, especialmente por sermos um centro comercial e recebermos milhares de visitantes de outras cidades, todos os dias, que utilizam o serviço e, assim como a população do município, demandam de agilidade e comodidade”, enfatiza Santana.

Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, a inovação contribuirá no desenvolvimento de Pato Branco, por oferecer uma nova condição de mobilidade urbana e planejamento urbano. “O Estar Digital será um avanço importante, uma inovação que confirmará Pato Branco como cidade inteligente, uma solução presente em municípios que são referência na utilização de soluções tecnológicas voltadas à gestão de serviços públicos, uma vez que essa tecnologia, onde já é utilizada, contribui e beneficia a vida da população de forma direta”, destaca Géri.

Participaram do encontro, também, o secretário municipal de Planejamento Urbano, Emerson Michelin; o secretário Executivo, Carlos Lopes; e o chefe da Divisão do Transporte Coletivo, Jacir da Rocha.

Como funcionará

O acesso aos créditos para utilização do Estar não será exclusivo pelo aplicativo, pois também haverá a venda avulsa, possivelmente, em estabelecimentos comerciais ainda a serem definidos. Haverá a opção, ainda, do atendimento realizado pelo agente de trânsito, como ocorre atualmente, com o fornecimento dos créditos por meio de uma guia impressa.

Pelo aplicativo, ao comprar o crédito, o usuário acionará o serviço pelo celular, indicando o período de utilização da vaga e a localização do carro, por meio da função de geolocalização que é oferecida automaticamente pelo sistema – tudo sem a utilização de papel. Os agentes de trânsito, por sua vez, receberão as informações de forma simultânea, realizando a fiscalização e identificando os veículos irregulares, podendo então emitir a notificação.  Os autos de infração continuarão sendo deixados impressos, nos veículos.

A novidade é que os usuários também serão comunicados, sobre as notificações de irregularidades, pelo aplicativo, cuja regularização poderá ser realizada presencialmente, no Depatran, como já ocorre atualmente, mas também será implantada a opção de pagamento on-line.

Assim, os usuários poderão acompanhar o histórico de utilização do serviço e verificar as notificações em tempo real, acessando o cadastro também pela web. Para utilização do sistema, o cadastro será pelo CPF do cidadão ou pelo CNPJ da empresa/instituição.

Estar em Pato Branco

O Estacionamento Regulamentado (Estar) de Pato Branco foi instituído em 09 de setembro de 2005, pela Lei Municipal 2.504. O serviço atua na fiscalização da rotatividade das vagas de estacionamento, levando em consideração as vagas especiais para idosos, pessoas portadoras de necessidades especiais, entre outras variáveis previstas no Decreto Municipal Nº 5.161, de 27 de agosto de 2007 – que teve alterações e implementações nos últimos anos, conforme necessidades apontadas pelo Depatran. Na abrangência do Estar, agentes de trânsito realizam a comercialização dos cartões de estacionamento e fornecem orientações sobre o funcionamento.

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