Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura e Celepar ofertarão curso de inclusão digital para idosos

As aulas acontecerão de 29 de julho a 01 de agosto. A participação será gratuita, interessados podem se inscrever até 25 de julho

 

Na terceira idade, o acesso à Internet e a socialização oportunizada pelas redes sociais podem contribuir diretamente na qualidade de vida. Em Pato Branco, 120 idosos terão essa experiência através de uma capacitação gratuita, ofertada pela Prefeitura e Governo do Estado, através da Companhia de Comunicação do Paraná (Celepar). A parceria entre as entidades foi oficializada nesta terça-feira, dia 15, em um encontro realizado no gabinete municipal.

O curso integra o projeto Inclusão Social da Pessoa Idosa, realizado pela Celepar, que já chegou a dez cidades paranaenses, atendendo cerca de 600 idosos. O coordenador do projeto, Antonio Carlos Renaud Schimaleski, lembra que a oferta de atualização tecnológica para a terceira idade faz parte do estatuto do idoso. “As pessoas estão vivendo mais e a relação com os idosos está em processo de transformação. Nesse contexto, a tecnologia representa inserção social para a terceira idade”, avalia.

Ser iniciante no assunto não é problema, uma vez que o público-alvo do curso corresponde a idosos com idade mínima de 60 anos, que não saibam usar o computador. Nas aulas, eles aprendem desde a ligar o equipamento e entendem o funcionamento de componentes, como mouse, teclado, etc. Depois, conhecem a Internet e são inseridos nas redes sociais, passam a ter um e-mail e fazem um perfil no Facebook.

“A Internet é muito encantadora para os idosos, principalmente no sentido do relacionamento. Hoje, se faz tudo pela Internet e se o objetivo do projeto é a socialização, o resultado é uma nova visão de mundo para o idoso. No final do curso, recebemos o brilho no olhar e o sorriso no rosto, que mostram o sentimento de superação dos participantes”, ressalta Antonio.

Com carga horária de 12 horas, a capacitação será ofertada através da Secretaria Municipal de Assistência Social, de 29 de julho a 01 de agosto, na Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Pato Branco e no Telecentro do CEU das Artes e do Esporte. A Prefeitura disponibilizará transporte aos participantes.

Para o prefeito Augustinho Zucchi, a inclusão digital representa qualidade de vida para os idosos. “Essa oportunidade, de aprender acessar a Internet e ingressar nas redes sociais, deixará os idosos mais próximos da família e amigos. Isso fortalecerá os vínculos familiares, pois os idosos também poderão interagir com os netos pela rede”, destaca Zucchi.

A formatura dos alunos será no dia 02 de agosto, quando também acontecerá a inauguração do Telecentro – Espaço Cidadão, situado no CEU das Artes e do Esporte – projeto da Secretaria de Estado para Assuntos Estratégicos, coordenado em parceria com a Prefeitura de Pato Branco.

Inscrições

As inscrições para o curso do Projeto Inclusão Social da Pessoa Idosa estão abertas até 25 de julho, e podem ser feitas no CRAS dos bairros Sudoeste e São João. Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar CPF e RG. “Já estamos mobilizando os idosos que participam dos projetos sociais ofertados pelo Município, mas contamos com a participação de todos os interessados, pois nunca é tarde para aprender e se atualizar”, completa a secretária de Assistência Social, Maria Cristina Hamera.

A capacitação também oferta vagas para voluntários que queiram atuar como monitores. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Assistência, pelo (46) 3225-5544 ou na unidade da Celepar em Pato Branco, pelo (46) 3225-2643.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários