Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura desenvolve aplicativo educacional com alunos

Ferramenta foi lançada na Inventum 2015 na tarde desta sexta-feira (06)

 

Que tal aprender sobre assuntos e curiosidades da história, clima e relevo de Pato Branco em um jogo para android? A partir de 2016, isso será possível aos alunos dos 4º e 5º anos da Rede Municipal de Educação de Pato Branco, uma vez que os tablets educacionais do Programa Clique Conhecimento terão um novo aplicativo, que surgiu a partir de uma atividade realizada em sala de aula com alunos da Escola Rocha Pombo. A novidade foi lançada pela Prefeitura de Pato Branco na 2ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum2015, na tarde desta sexta-feira (06).

Quem visitar o estande da Prefeitura poderá conhecer a “Roleta do Conhecimento” e ainda dar sugestões, uma vez que o aplicativo está em fase de testes. São cerca de sessenta questões sobre história, relevo, fauna, flora, hidrografia, vegetação, entre outros assuntos. Os jogadores podem escolher dois personagens, um pato ou uma pata. Colorido para atrair as crianças, o layout possui símbolos de Pato Branco, com destaque para a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.

De acordo com a coordenadora do Clique Conhecimento, Silvana Camozzato, o jogo resulta de uma das tarefas estabelecidas pela 2ª Maratona do Conhecimento, realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. “As escolas se envolveram, resgatando a história de Pato Branco, usando os tablets para realizar as pesquisas, buscando outras fontes e fazendo entrevistas. Transformamos a ideia da Escola Rocha Pombo em aplicativo, seguindo o mesmo tema, apenas inserindo personagens e símbolos da cidade no layout”, frisou.

Como são poucos os aplicativos educacionais disponíveis com temas específicos sobre Pato Branco, essa é uma demanda para a área de Tecnologia da Informação. Ciente disso, a Prefeitura está buscando desenvolver recursos neste sentido. Aliás, os tablets ofertados aos alunos da Rede Municipal já dispõem de um aplicativo sobre a história da cidade, elaborado pela municipalidade.

“Estamos buscando outros trabalhos realizados em sala de aula para transformá-los em aplicativos. Atualmente, desenvolvemos com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação mais três jogos digitais de matemática, que também resultam de trabalhos de professores”, enfatizou Silvana.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, destaca a amplitude do programa Clique Conhecimento, que está demonstrando o potencial dos alunos e professores da Rede Municipal de Educação de Pato Branco. “Quando decidimos inserir a tecnologia nas salas de aula através da oferta de tablets, queríamos justamente estimular as crianças e os professores a usarem a criatividade, reconhecendo o papel da inovação e da tecnologia na educação”, reforçou Zucchi.

Tecnologia aliada ao conhecimento

A professora Giedra Regina Moccelini, do 5º ano da Escola Rocha Pombo, responsável pela “Roleta do Conhecimento”, contou como ocorreu a elaboração da atividade. “Percebemos que não há muitos jogos de história e geografia. Começamos do zero, decidimos o formato do jogo e depois fizemos muita pesquisa sobre Pato Branco. Realizamos 96 perguntas e respostas, depois confeccionamos a roleta, que contou inclusive com a participação de pais”, destacou.

No caso de Giedra, são quase 30 anos de docência. A partir da experiência que possui, ela aprova o envolvimento dos alunos em atividades do gênero, onde o aprendizado ocorre de forma colaborativa com auxílio da tecnologia. “O trabalho de pesquisa foi muito grande. O resultado foi um jogo que contou com a dedicação de todos os alunos da turma, que participaram com funções diferentes, usando seus talentos. Cada aluno deu o seu melhor e isso está sendo valorizado, pois o nosso trabalho será usado no aprendizado de crianças de outras escolas”, disse.

Luiz Gustavo Marques Piassa Baldissera, 10 anos, falou com orgulho sobre o projeto feito por ele e pela turma. “Foi muito legal ganharmos esse presente, ver o nosso jogo se transformar em um aplicativo para todas as escolas. Aprendemos coisas novas, tivemos que pesquisar tudo sobre Pato Branco. Estamos felizes”, completou.

Realização

A Inventum 2015 segue até este sábado, dia 07, no Parque de Exposições de Pato Branco. A feira setorial é uma realização da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação, em parceria com o Sebrae/PR, Fiep – Sesi – Senai/PR, Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), Pato Branco Tecnópole, UTFPR, Faculdade Mater Dei, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sindicomércio, Sindimetal Sudoeste, Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES), Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (IDTEP), Parque Tecnológico Binacional, Incubadora Municipal Tecnológica, Proem, 4º ano de Administração da UTFPR e Núcleo Regional de Educação (NRE). Informações sobre a programação estão disponíveis em: inventum.org.br.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários