Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura disponibiliza Sala do Empreendedor

A informação é fundamental para potencializar um negócio já existente ou iniciar um novo empreendimento. Em Pato Branco, microempreendedores, empreendedores e informais  contam com a Sala do Empreendedor, instalada  pela Prefeitura, como uma referência em orientações sobre negócios e  processos de registro e legalização de empreendimentos.

O espaço atendeu 536 pessoas desde junho deste ano. A iniciativa integra as ações do Programa Cidade Empreendedora, realizado pela Prefeitura de Pato Branco em parceria com o Sebrae/PR desde 2013, que regulamenta e institucionaliza a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Atualmente, Pato Branco possui 1.718 MEIs formalizados do Portal do Empreendedor, do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior.

O prefeito Augustinho Zucchi, vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor no Paraná, em 2013, destaca que o espaço é uma forma do poder público municipal apoiar a formalização e o funcionamento de micro e pequenas empresas. “Temos essa meta no nosso plano de governo e estamos trabalhando para potencializar o ambiente de desenvolvimento no Município, com oportunidades para quem vive aqui, ou mesmo para quem deseja se estabelecer em Pato Branco e empreender”, completa.

Para o secretário municipal de DesenvoIvimento Econômico, Osmar Braun Sobrinho, ao incentivar o fortalecimento dos microempreendedores, a Prefeitura viabiliza condições para o crescimento de diversos setores econômicos. “As pessoas que estão na informalidade, ao aderirem à legalização, têm mais condições de expandir seus negócios. No futuro, esses MEIs podem se tornar microempresários, gerando mais empregos e renda no Município”, enfatiza Braun.

Entre os benefícios de quem está na formalidade, estão: a cobertura previdenciária para o empreendedor e sua família, a oferta de capacitações e treinamentos gratuitos, impostos reduzidos, a isenção de impostos municipais no primeiro ano de formalização, emissão de nota fiscal e a participação em licitações públicas.

Empreender não tem idioma

O francês Gregory Bole Richard reside em Pato Branco desde setembro de 2013. Na Sala do Empreendedor, ele encontrou as orientações necessárias para formalizar as aulas de idioma que ministra, pessoalmente ou pela Internet. A atividade começou como trabalho voluntário, já que Gregory veio para o Município inicialmente para desenvolver um trabalho voluntário na área de línguas com os imigrantes haitianos. A vocação por idiomas virou profissão e, agora, empreendimento legalizado.

“A demanda em língua estrangeira é crescente, no inglês e no francês. Quis me legalizar e continuar nesse ramo que é promissor. Por ser estrangeiro no Brasil e ter vocação em idiomas, estou apto a oferecer esse serviço. Pato Branco é uma cidade muito nova, possui muitas perspectivas, um horizonte muito aberto, com uma qualidade de vida excelente”, relata Gregory.

O atendimento na Sala do Empreendedor, situada no andar térreo da Prefeitura de Pato Branco, acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. O número de telefone para atendimento é o (46) 3220 – 1591.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários