Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura de Pato Branco celebra o Dia do Gari

Valorização dos funcionários da limpeza pública também envolveu alunos da Rede Municipal

Em Pato Branco, o Dia do Gari é celebrado no dia 16 de maio. Para comemorar a data, os profissionais da limpeza pública do Município tiveram uma semana diferente. Foram diversas homenagens e atividades pela valorização da profissão, desenvolvidas pelas escolas municipais e um almoço de confraternização realizado na última sexta-feira (16), na Associação dos Funcionários Municipais. A iniciativa foi da Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Cultura, com apoio da União das Associações de Moradores de Bairros.

As 25 escolas municipais participaram da iniciativa, com homenagens personalizadas para cada Gari da Prefeitura. Para o prefeito Augustinho Zucchi, ao envolver os alunos em atividades de educação ambiental e valorização dos Garis, a Rede Municipal de Educação de Pato Branco está contribuindo para a formação cidadã da população. “As crianças responderão pelo futuro da nossa cidade, por isso é importante que entendam e demonstrem a importância desses profissionais”, disse Zucchi.

“Recebi uma cartinha de um aluno que dizia: Iracema, eu te amo. Fiquei muito emocionada”, relata Iracema Nunes Dias, 39 anos. “A gente fica bem mais animada, feliz por valorizarem o nosso serviço”, completou.

Marli Monteiro Alves, 51 anos, tem 24 anos dedicados à profissão, que nesse tempo conquistou importantes avanços. “Muita coisa melhorou, hoje temos melhores condições de trabalho. Quando comecei, não tinha nada disso, agora dão valor para nós. Isso me deixa mais motivada, com mais força para trabalhar”, contou.

Na opinião de Elizete Martins Portella, 42 anos, a simpatia e o amor pela profissão devem estar presentes no dia a dia. “Eu gosto do que eu faço. Sempre estou com o sorriso estampado no rosto. Não trocaria o meu emprego por outro, de maneira nenhuma”, disse.

Quem também marcou presença foi Emídio Mendes de Jesus, 86 anos, um dos primeiros garis de Pato Branco. Ele recorda com precisão o período em que atuou na Prefeitura: “Trabalhei de 1963 a 1993, mas em 1950 eu já fazia uns trabalhos temporários na Prefeitura”, contou. “Hoje em dia admiro muito, os garis são equipados. Nós não tínhamos nada disso. No começo, eu puxava o lixo com carroça, depois vieram os caminhões”, recordou Emídio. Em Pato Branco, o Dia do Gari foi instituído pela Lei Municipal no 3686/2011.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários