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Notícia

Prefeitura cadastra entidades e artistas

A Prefeitura de Pato Branco e o Conselho Municipal de Política Cultural estão cadastrando artistas e entidades da cidade. A atualização dos dados, além de um panorama do cenário artístico local, possibilitará a participação dos inscritos nos editais de fomento lançados pelo Fundo Municipal de Cultura. Assim, projetos desenvolvidos no município poderão receber subsídios financeiros.

A diretora do Departamento Municipal de Cultura, Eliane Gauze, ressalta que o Fundo Municipal de Cultura possibilita o repasse financeiro através de editais a grupos ou artistas. “Atualmente, temos aproximadamente R$ 16 mil disponíveis no Fundo Municipal de Cultura. Em breve, lançaremos editais para projetos e só poderão participar quem estiver com o cadastro em dia”, destaca Eliane.

Conforme Eliane, Pato Branco alcançou importantes metas propostas pelo Ministério da Cultura desde 2013, como a criação do Conselho Municipal de Política Cultural, do Sistema Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura. Outro passo é o Plano Municipal de Cultura, que está em andamento.

“A partir do plano de governo do prefeito Zucchi, atuamos para que a cultura se desenvolva na participação dos cidadãos, com ações institucionalizadas. Por isso, é importante que as entidades estejam cadastradas. Essa organização demonstra a diversidade e a força da cultura local, possibilitando assim que recebamos projetos do Governo do Estado e estejamos aptos a participar de editais do Ministério da Cultura”, evidencia Eliane.

Os recursos do Fundo Municipal de Cultura são provenientes de locação do auditório do Teatro Naura Rigon, bilheteria de espetáculos, assim como multas e fotocópias da Biblioteca Municipal Professora Helena Braun, conforme prevê o Sistema Municipal de Cultura.

Como se cadastrar

O cadastro no Conselho Municipal de Política Cultural segue até 23 de setembro – de segunda sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Departamento Municipal de Cultura. Podem participar institutos, fundações, clubes sociais, academias, centros de tradições gaúchas, entidades culturais e artistas em geral.

No cadastro das entidades, é preciso apresentar os seguintes documentos: cópia do estatuto vigente; CNPJ; currículo; e a ata da eleição e posse da diretoria. No caso dos artistas, das áreas de dança, artes visuais, artesanato e música, é preciso apresentar a cópia da carteira de identidade, CPF, DRT (se houver) e currículo, comprovando que possui mais de 5 anos de atuação na área. Mais informações pelo 3902- 1304, no Departamento de Cultura.

Conferência de Cultura

A Conferência Municipal de Cultura acontecerá no dia 23 de setembro, das 19h às 23h, no auditório do SESC. Na ocasião, serão formadas comissões para a construção do Plano Municipal de Cultura, onde espera-se a participação dos artistas e entidades cadastradas no Conselho Municipal de Política Cultural, bem como da comunidade em geral.

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