Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeito Zucchi lança edital que moderniza o transporte coletivo

Nova concessão terá 20 anos e prevê melhorias na infraestrutura e na prestação de serviços

 

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, lançou o edital de licitação da concessão do transporte coletivo urbano nesta segunda-feira (21). Lideranças comunitárias, vereadores e representantes da Câmara Técnica de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana participaram do ato realizado no gabinete municipal. A abertura do edital será no dia 29 de outubro, às 09h, no auditório anexo ao Setor de Licitações da Prefeitura.

Na ocasião, Zucchi apresentou as principais melhorias para o serviço previstas em edital. Destaque para o aumento de linhas, frota e modernização. De 22 linhas, Pato Branco passará a ter 33. De 28 ônibus disponibilizados atualmente, a cidade contará com 32 veículos – destes, 15 serão novos e terão ar-condicionado. A idade máxima para cada ônibus será de 10 anos, cuja idade média da frota deverá ser de 5 anos.

Para o prefeito Zucchi, além de beneficiar os 12 mil usuários do transporte coletivo que utilizam os itinerários diariamente, as melhorias incentivarão a adesão ao serviço. Além disso, a estruturação atende ao desenvolvimento da cidade e planejamento da Administração Municipal pela modernização dos serviços públicos.

“Queremos um transporte coletivo de excelência, com condições para que a população possa utilizá-lo com qualidade. Isso requer bons ônibus, com ar-condicionado, miniterminais, acesso a informações de forma moderna e precisa, entre outras melhorias. Enfim, esse planejamento refletirá inclusive na mobilidade urbana. Estamos pensando na nossa cidade para daqui 30 anos, pensando no futuro de Pato Branco”, ressaltou Zucchi.

Os modelos dos ônibus também terão mudanças, começando pelo novo layout elaborado pela Prefeitura. Serão 21 ônibus do modelo padrão, além de 08 midiônibus e 03 miniônibus. Ainda, 100% dos veículos terão acessibilidade e bilhetagem eletrônica.

Além de “lotação”, “busão” e “ônibus”, agora o Transporte Coletivo Urbano de Pato Branco recebe nomenclatura oficial, que condiz com as origens e história da cidade: Tupa. A nova identidade, além de constituir a nova sigla, faz referência a Tupã, considerado o som do trovão, um ato divino na cultura indígena – que está presente no nome das principais vias da cidade, como a avenida Tupi, ruas como Guarani, Tocantins, Tapajós, Caramuru, Xingu, Iguaçu, Ibiporã, entre outras.

A licitação

O modelo de concessão foi apresentado pelo secretário municipal de Administração e Finanças, Vanderlei José Crestani, que explicou que a licitação considerará a maior outorga e a menor tarifa, com maior peso para a menor tarifa. “Poderão participar empresas de forma individual ou em consórcio. Será um lote único, conforme previsto no estudo técnico que nos apontou a busca pela menor tarifa por meio de lote único”, adiantou Crestani, lembrando que o Município contratou estudo técnico para apontar as medidas de modernização do transporte coletivo, cujo resultado foi apresentado à comunidade em audiência pública realizada em fevereiro deste ano.

A outorga destinada ao Município, no valor mínimo previsto de R$ 1.906.683,90, será investida na infraestrutura do transporte coletivo. No plano de estruturação executado pela Prefeitura está a implantação de 50 novos pontos de ônibus e a construção de 4 miniterminais – cada estrutura terá bebedouros, bancos, sinal wi-fi livre, entre outros. Além disso, os terminais serão integrados, o que permitirá que os usuários tenham acesso aos horários dos ônibus e previsão de chegada, informações que estarão dispostas em painéis eletrônicos.

A representatividade do contrato, que terá vigência de 20 anos, foi destacada por Crestani. “Esse é o maior contrato da história de Pato Branco, que envolverá quase R$ 190 milhões nesse período de 20 anos”, disse. O secretário informou ainda que a expectativa é que o processo seja concluído, com a homologação do contrato, até dezembro de 2015.

Essas e outras especificações estão presentes no edital que será publicado no Jornal Diário do Sudoeste e no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Dioems) nesta terça-feira (22), estando disponível no site da Prefeitura (http://patobranco.pr.gov.br) e no Setor de Licitações na quarta-feira (23).

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários