Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Zucchi é reconhecido como Prefeito Inovador 2015

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, receberá o Prefeito Inovador 2015 no 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que será realizado nos dias 19 e 20 de novembro, em Pinhais (PR). Com o reconhecimento, Pato Branco passa a ser caracterizada pela Rede Cidade Digital como uma localidade conectada com o mundo, dispondo de uma gestão moderna e precursora no processo de desenvolvimento. É o segundo prêmio que Zucchi conquista desde o início do mandato. Em 2013, foi vencedor da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com o melhor projeto do Paraná, também envolvendo a área de tecnologia.

De acordo com pesquisas realizadas pela Rede Cidade Digital, Pato Branco destaca-se na construção de processos de Cidade Digital, pelo estímulo à inclusão digital com implantação de política pública municipal, visando o desenvolvimento econômico e social por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. Os prefeitos escolhidos para receberem o prêmio foram definidos ao longo de 14 fóruns regionais realizados no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, 15 prefeitos dos três estados serão homenageados.

Para Zucchi, o título de Prefeito Inovador 2015 demonstra a efetividade do plano de governo da Administração Municipal, que desde 2013 traçou objetivos estratégicos para consolidação do ambiente tecnológico de Pato Branco, sobretudo para aproximar a tecnologia e a inovação do dia a dia dos pato-branquenses.

“Pato Branco é polo de educação e possui empresas de tecnologia que são referência em produtos e soluções, atendendo diversas regiões do país. Estamos despertando a comunidade neste sentido, reconhecendo o potencial do setor, que conta com incentivos fiscais para se estabelecer e gerar emprego e renda na cidade”, avalia Zucchi, lembrando que a Lei de Incentivo Tecnológico de Pato Branco, um diferencial do Município, foi criada por ele enquanto deputado estadual.

Para tanto, além da criação da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Prefeitura instituiu programas que são referência, como é o caso do Clique Conhecimento, com a oferta de tablets educacionais aos 4º e 5º anos. Na área da segurança pública, o Programa Olhar Seguro monitora os principais pontos da cidade com câmeras de vigilância, em uma parceria com a Polícia Militar. Na Saúde, o sistema de prontuário eletrônico otimiza o trabalho da equipe médica, integrando todas as unidades de saúde. A inclusão digital também ocorre com o Wi-Fácil Pato Branco, com acesso livre à Internet na praça Presidente Vargas.

Esses avanços foram possíveis graças à instalação da rede de fibra ótica nos departamentos municipais. Outra ação da municipalidade é a conclusão do Parque Tecnológico de Pato Branco, que receberá empresas e a Incubadora Municipal, em uma infraestrutura moderna para estimular a inovação.

A área também ganhou uma feira setorial específica, envolvendo profissionais, acadêmicos e estudantes da rede pública de ensino de Pato Branco e região. A Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum, cuja segunda edição ocorreu na semana passada,  apresenta o potencial do setor, estimulando a inovação aos visitantes.

“A Inventum demonstra que um Município de médio porte pode ser a cidade da inovação e liderar o desenvolvimento tecnológico na região e no Estado do Paraná. É uma feira voltada ao conhecimento, que tem como proposta estimular o interesse da comunidade e revelar o que Pato Branco produz em tecnologia e inovação”, destaca.

O 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais conta com apoio da Associação dos Municípios do Paraná e das associações regionais de municípios. Além disso, conta com governos federal, estadual, como o Ministério das Comunicações e a UNDIME – PR, instituições, universidades, institutos de pesquisa, entre outros.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários