Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Praça Presidente Vargas ganha memorial histórico

Para quem reside em Pato Branco, a sensação é que tudo gira em torno da praça Presidente Vargas. Impressão que não vem à toa. É o que expõe o Monumento Histórico inaugurado pelo prefeito Augustinho Zucchi na noite de sábado (12), que na oportunidade também entregou as obras de revitalização da praça.

O resgate histórico feito pela Prefeitura aponta o local enquanto palco de diferentes manifestações populares numa trajetória iniciada na década de 1930, quando a cidade ainda era uma vila. Relação evidenciada no decorrer da história, uma vez que a praça se tornou símbolo de saudosismo e orgulho da população, delimitando não somente o anel central, mas traduzindo o contexto social, político, religioso, artístico e econômico do Município.

O prefeito Augustinho Zucchi ressalta que a iniciativa visa valorizar a população e resgatar a história da cidade. “O memorial é uma forma de homenagear cada pessoa que contribuiu para a história e desenvolvimento de Pato Branco, pois a nossa praça recebeu e ainda recebe os nossos principais momentos, é nosso cartão postal, ponto de encontro das nossas famílias”, evidenciou.

No monumento, a história é contada com textos e imagens, em sete painéis que ocupam os pórticos situados nas proximidades do chafariz. Os fatos resgatados referem-se a acontecimentos ocorridos na praça.

Frei Policarpo Berri ficou emocionado ao se ver no painel que relata a nevasca de 1965. Ele, que em janeiro de 2016 celebra 60 anos que reside em Pato Branco, conta o que mudou no município nas últimas décadas. “Quando cheguei aqui, a igrejinha estava dentro praça, assim como a casa canônica dos franciscanos. Então eu dormi muito tempo aqui dentro da praça. Todas as casas eram de madeira, não havia nenhuma de material, nem calçamento, era tudo poeira e barro. Agradecemos a Deus por essa homenagem e por ver esse progresso enorme da nossa cidade”, disse.

Entre os temas do memorial, a construção da segunda igreja da cidade em 1935; construções que desencadearam a formação do anel central; a mobilização dos colonos na Revolta dos Posseiros em 1957; a construção da Matriz São Pedro Apóstolo em 1965; a visita do presidente João Goulart em 1962; a nevasca de 1965; entre outras curiosidades.

Para pesquisa e regate fotográfico, a iniciativa contou com a contribuição de Cirene Vanzela Miotto, João de Paula, Neri França Fornari Bocchese, Nelson Colla (in memorian), Rita de Cassia Colla de Almeida Rocha, Rudi Bodanese, Sittilo Voltolini (in memorian) e dos Institutos Prosdócimo Guerra e Theóphilo Petrycoski.

Revitalização

A praça Presidente Vargas está revitalizada e conta com uma nova área de lazer.  Espaços de convivência, novo playground, paisagismo, quadra sintética, iluminação em led, Internet livre e memorial histórico, que compõem investimentos da ordem de R$ 446.100,99 em recursos próprios do Município.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários