Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Praça Presidente Vargas ganha Internet livre

O “Wi Fácil Pato Branco” entra em funcionamento neste sábado, dia 12, quando a nova área de lazer da praça Presidente Vargas será inaugurada, a partir das 19h. Agora, seja para trabalhar, estudar ou conversar com os amigos, os pato-branquenses e visitantes da praça central terão acesso livre e gratuito à Internet. A novidade atende a revitalização do espaço, bem como o planejamento da Prefeitura no que refere-se à inclusão digital.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, lembra que o sinal wi-fi livre contempla as ações da municipalidade pela democratização do acesso à tecnologia. Planejamento que garantiu a Pato Branco a 39ª posição entre as cidades mais inteligentes do Brasil, sendo a 4ª considerando cidades com até 100 mil habitantes. O estudo feito pela Urban Systems foi divulgado recentemente pela Revista Exame.

“A inclusão digital também estimula a inclusão social, pois possibilita uma importante condição de igualdade, onde todos poderão ter acesso ao mesmo recurso e ao mesmo conteúdo de forma livre e gratuita. A ferramenta poderá ser usada para fins de trabalho, entretenimento, acesso a informação, instrução, interação, assim como estimulará a busca por conhecimento”, destaca Zucchi.

Quem estiver na praça central poderá acessar a Internet de forma gratuita, compartilhando suas histórias e momentos. O prefeito Zucchi pede para que a comunidade utilize o recurso também na divulgação da cidade, aderindo à hashtag #patobranco nas redes sociais, como Instagram e Facebook.

“Vamos demonstrar o orgulho que temos por Pato Branco aos nossos amigos, familiares que residem em outras cidades. Com fotos e postagens do nosso dia a dia, conectados com o mundo, ajudaremos a divulgar ainda mais a nossa cidade, bem como eventos que têm a nossa praça como palco principal, como é o caso do Natal”, ressaltou Zucchi.

Acesso

Ao conectar a rede wi-fi em celulares, tablets e notebooks, o usuário localizará o sinal “Wi Fácil Pato Branco”. Após selecioná-lo, ao abrir qualquer navegador de Internet, será solicitado um login. No primeiro acesso será necessário um cadastro, cuja opção estará disponível na mesma tela.

O cadastro visa segurança aos usuários, bem como atende as determinações do Marco Civil da Internet, conforme aponta o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra. “Será possível identificar a origem de eventuais acessos ou divulgação de conteúdos indevidos. Isso representa segurança aos usuários, bem como às famílias”, frisa.

Com acesso livre e gratuito, o sinal abrangerá toda a praça Presidente Vargas e terá velocidade de 10 MB full, permitindo até 5 mil conexões simultâneas. Para Géri, a novidade incentiva o desenvolvimento tecnológico e cultural, atendendo também o turismo e o comércio.

“Oportunizar o acesso da população à Internet é uma forma de fomentar a educação continuada e a diversidade cultural. Com os programas desenvolvidos pela Prefeitura, estamos aproximando cada vez mais as pessoas do desenvolvimento tecnológico, popularizando a ciência, a tecnologia e, principalmente, incutindo o gosto pela inovação nos jovens aprendizes e possíveis futuros empreendedores”, completou Géri.

Planejamento

Estimular a criatividade e a inovação em crianças e jovens, mostrando que a tecnologia pode estar inserida no dia a dia da comunidade. A Prefeitura de Pato Branco está focada nessa postura e, desde 2013, realizada programas referenciais, como o Clique Conhecimento, que oferta tablets educacionais para alunos e professores dos 4º e 5º anos; promove oficinas de robótica nas escolas; e concretizou a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum. Paralelo a isso, o Município criou a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e implantou a nova rede de fibra ótica nos departamentos municipais, o que possibilitou a instalação de câmeras de vigilância, do Programa Olhar Seguro; a integração do prontuário eletrônico da Secretaria de Saúde e da rede de telefonia; e, agora, o Wi Fácil Pato Branco.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários