Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

PM monitora feira com tecnologia utilizada na Copa do Mundo

Torre de 15 metros instalada em caminhão faz varredura no parque

 

Com equipamentos modernos e uma central de captação e distribuição de imagens, a Polícia Militar está na Expopato 2014 com um caminhão de Plataforma de Observação Elevada (POE). Três operadores treinados fazem todo o monitoramento das gravações. O caminhão ainda conta com luz de alto alcance que pode ajudar na iluminação, caso haja uma queda de energia, ou haja a necessidade de clarear lugares ermos.

O caminhão está equipado com baterias e geradores com capacidade para até três dias de duração. Com conexão WiFi, as imagens captadas podem ser repassadas diretamente para o Centro Integrado de Comando e Controle Regionais (CICCR) ou, também, para os smartphones dos policiais que estão na feira. “Usamos essa tecnologia durante a Copa do Mundo, onde monitorávamos os festivais da Fifa (Fan Fest) mandando imagens diretamente para o CICCR, propiciando agilidade e rapidez nas ações policiais”, explicou o soldado Ricardo Macedo Nicoli.

O caminhão também conta com um sistema que mede a velocidade do vento e a umidade, assim é possível prever se há possibilidade de chuvas e programar para que a equipe, por exemplo, vista capas de chuva e promover mudanças nas ações que estão sendo desenvolvidas.

Durante a Expopato 2014, a PM terá 16 câmeras fazendo o monitoramento permanente da feira. “Contamos com câmeras fixas, móveis e até com infravermelho. Elas têm capacidade para aproximar imagens de até 2 km com perfeição. Todas as imagens são arquivadas em um servidor de 6 TB,  tudo para garantir a segurança dos visitantes da feira”, contou o soldado Jesse Caetano.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários