Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Última semana de reuniões do Plano Diretor de Pato Branco

A primeira reunião foi em 31 de julho, no bairro São Francisco, e a última será em 04 de setembro, com os moradores dos bairros Industrial, São Vicente e Bonatto

 

Desde o final do mês de julho, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, está realizando um cronograma de reuniões participativas com a comunidade para debater a revisão do Plano Diretor. O objetivo da municipalidade é identificar demandas apontadas por moradores de todas as regiões e elaborar propostas para o desenvolvimento de cada bairro, planejando a cidade para os próximos 10 anos.

A equipe técnica da Secretaria, juntamente com a diretora de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Pato Branco, Silmara Brambilla Strassburger, coordenam os trabalhos em cada um dos encontros, explicando os assuntos que precisam ser debatidos. Os temas levam em conta as necessidades e anseios dos moradores e, entre eles, estão: mobilidade urbana, acessibilidade, infraestrutura, reordenamento territorial, moradia, saneamento, sustentabilidade, meio ambiente e sistema viário.

“Até o momento, já recebemos diversas propostas, envolvendo melhorias em infraestrutura para educação, emprego e lazer, por exemplo. Também identificamos a preocupação que os moradores têm em construir parques e preservar a natureza. Eles também apontaram estar satisfeitos com a questão da limpeza, no cuidado com a cidade e na destinação dos resíduos recicláveis e orgânicos”, contou Silmara.

De acordo com ela, as reuniões servirão para realizar um planejamento eficaz de diversas políticas públicas. Contudo, alguns encontros estão tendo pouca participação popular. “O que nos deixa frustrados é a baixa adesão dos moradores em alguns bairros. Por exemplo, na reunião que iria contar com os moradores dos bairros Santo Antônio e Sudoeste, houve apenas a presença dos presidentes de bairros. Este seria o momento para pensar o desenvolvimento organizado em cada local e os moradores são fundamentais para apontar quais mudanças seriam necessárias”, disse.

Além da divulgação nos canais oficiais do Município, site e página do Facebook, e dos veículos de comunicação da cidade, rádio, televisão e jornal, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano envia para as escolas de cada bairro, bilhetes pela agenda dos alunos, convidando os pais para as reuniões. Os presidentes das associações de bairros também reforçam os convites para os encontros, que são abertos para a participação de todos os pato-branquenses: população residente, autoridades, lideranças, associações, instituições e setores organizados de cada bairro.

No total, até o final do cronograma, serão 20 encontros, abrangendo 45 bairros e um distrito. Em cada encontro, estão sendo apresentados o cronograma, os métodos e as técnicas previstas, oportunizando o debate sobre questões relativas à participação popular.

Paralelamente, a população pode enviar sugestões para o e-mail planodiretor@patobranco.pr.gov.br. Todas as informações sobre o Plano Diretor, bem como a íntegra das reuniões participativas, podem ser acessadas em: http://patobranco.pr.gov.br/planodiretor.

 

Próximas reuniões

  • Bairros Centro, Baixada, Santa Terezinha e Amadori

Data: 28 de agosto (terça-feira)

Horário: 19h

Local: Escola Municipal Rocha Pombo.

 

  • Bairros Morumbi, Jardim Floresta e São Roque

Data: 29 de agosto (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: Capela Santo Antônio, no Bairro Morumbi.

 

  • Bairro Veneza

Data: 30 de agosto (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Ginásio de esportes do Bairro Veneza, próximo à Escola Municipal.

 

  • Bairros Planalto e Bela Vista

Data: 31 de agosto (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Centro Comunitário, na Rua das Garças.

 

  • Bairros Industrial, São Vicente e Bonatto

Data: 04 de setembro (terça-feira)

Horário: 19h

Local: Sede da União de Bairros de Pato Branco, no Bonatto.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários