Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Projeto da nova Prefeitura será elaborado por arquitetos que atuaram na Administração Municipal

Prefeito Zucchi convidou profissionais que contribuíram para o planejamento urbano da cidade, como forma de valorizar o trabalho de arquitetos que fizeram história no Município

 

Nesta segunda-feira, dia 07, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, reuniu seis profissionais que atuaram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Pato Branco (IPPUPB), assim como na área de desenvolvimento urbano do Município, para fazer um convite e lançar um desafio: unir arquitetos que conhecem a cultura, a história e as demandas da cidade para elaboração do projeto arquitetônico da nova Prefeitura, que será um centro administrativo e abrigará os principais serviços públicos ofertados pela municipalidade.

O projeto, que faz parte do plano de governo de Zucchi, visa preparar a cidade para o desenvolvimento urbano, dispondo de uma infraestrutura moderna e inovadora para melhor atender a população.  A área disponível para construção da nova Prefeitura está situada na região Norte, nas proximidades do bairro São Luis, entre a avenida Tupi e a rua Tocantins.

“A nossa meta é reunir competentes e reconhecidos profissionais, que tiveram importante contribuição para o planejamento urbano de Pato Branco e que agora, juntos, poderão projetar uma Prefeitura que represente o desenvolvimento da cidade, um centro administrativo que seja um cartão postal”, enfatizou Zucchi.

Sobre a ocupação do prédio atual, inaugurado em 1968, na gestão do prefeito Astério Rigon, Zucchi disse que estudará junto com a comunidade a destinação da atual sede que, segundo ele, é um imóvel que representa a história local. “Queremos preservar a nossa história. Podemos viabilizar aqui um museu ou outro espaço público, o que será debatido com a população”, apontou.

Segundo o prefeito, o novo prédio possibilitará economia mensal de R$ 60 mil para o Município, valor que hoje é destinado a alugueis de imóveis que recebem serviços e projetos municipais. “O nosso intuito é concluir o projeto da nova Prefeitura até o final de janeiro de 2017, para que possamos viabilizar os recursos e iniciar a obra já no ano que vem”, adiantou Zucchi.

Reconhecimento

Para o arquiteto Glauco Zandoná Gabaldo, que atuou no IPPUPB entre 2009 e 2010, a oportunidade valoriza os profissionais e possibilita e execução de um projeto que marcará a história da cidade. “Agradeço e aceito o convite, pois sei que todos os arquitetos que passaram pela Administração Municipal certamente sentiram a necessidade da construção de uma nova Prefeitura. Faremos o melhor possível para desenvolver um projeto que traduza as necessidades e o crescimento de Pato Branco”, disse.

O arquiteto Adão Aurélio de Moraes, ex-secretário municipal de Planejamento Urbano, que atuou nesta gestão, ressaltou que a infraestrutura moderna refletirá no atendimento à população. “A comunidade será melhor atendida no novo espaço, pois terá em um só lugar os principais serviços ofertados pela Prefeitura. Para nós, é gratificante termos passado por essa história e, agora, estarmos juntos nesse novo projeto”, avaliou.

Também foram convidados para o projeto e estiveram presentes no encontro, os arquitetos Adriano Luiz Scarabelot (atuou na Prefeitura em 1997), Derli José Fischer (atuou na Prefeitura em 1997), Rubens Ciro Calliari Junior (atuou na Prefeitura entre 2005 e 2009), juntamente com o secretário municipal de Planejamento Urbano, Emerson Michelin, que atua na municipalidade desde 2010.

Convite aceito

Após o encontro no gabinete municipal, os profissionais se reuniram com o secretário municipal de Planejamento Urbano, Emerson Michelin, quando aceitaram, de forma unânime, aderir ao projeto e ao desafio. “Desenvolveremos um projeto que atenda a realidade de Pato Branco. Será um projeto moderno, inovador, que será modelo em sustentabilidade, uma vez que o nosso objetivo é projetar uma estrutura que utilize os recursos naturais de forma inteligente”, ressalta Emerson, adiantando que a parte técnica do projeto será realizada pela equipe do Município.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários