Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco tem Plano Municipal de Saneamento Básico

Na última sexta-feira, dia 30, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e com apoio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), realizou uma audiência pública para apresentar e debater o Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores, sendo aberto para participação popular. O Plano precisa ser aprovado até o final de 2017, cumprindo a determinação da Lei Federal nº 11.445/2007.

A minuta do plano permanecerá disponível no site da Prefeitura (http://www.patobranco.pr.gov.br), para que os pato-branquenses conheçam o conteúdo, que pôde ser consultado previamente por quem participou da audiência pública. O Plano a ser aprovado definirá as metas para quatro eixos principais. São eles: 1) ampliação de abastecimento de água; 2) tratamento de esgoto doméstico; 3) melhoria da coleta de lixo e drenagem; e 4) contenção para enchentes.

O vice-prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, enalteceu a importância da consulta popular. “O planejamento fará toda a diferença e tornará Pato Branco referência em saneamento”, afirmou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, explica que o Plano é de fundamental importância. “Para continuarmos pleiteando recursos junto aos governos Estadual e Federal, precisamos da aprovação deste planejamento, que foi discutido com o Executivo, Legislativo e com a comunidade, através de União de Bairros, entidades e a população em geral. A participação de todos é fundamental, assim organizaremos um Plano que contemplará diversos aspectos, preparando a cidade para o futuro”, afirmou Bertani.

Conforme Bertani, o Plano Municipal de Saneamento Básico objetiva, ainda, definir metas de curto, médio e longo prazo, para a melhoria e ampliação da infraestrutura e serviços de saneamento da água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem pluvial.

Nuno Pereira, que atua na Assessoria de Planejamento Estratégico da Sanepar, em Curitiba, participou da audiência pública e explicou que o Plano foi elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente de Pato Branco, com apoio da Sanepar. “Nossos técnicos colaboraram com os seus conhecimentos, fornecendo diretrizes que tanto a Sanepar quanto o Município seguirão nesses quatro eixos do Plano”, informou ele.

Após a audiência pública, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza, neste momento, os ajustes sugeridos a partir do debate com a comunidade. Em seguida, o Plano será encaminhando para a Câmara de Vereadores, para virar um projeto de Lei e, futuramente, ser sancionado.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários