Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Acadêmicos da Unicentro visitam Pato Branco

A visita técnica teve o objetivo de conhecer o planejamento urbano realizado em Pato Branco, bem como, suas particularidades envolvendo a questão dos incentivos tecnológicos

Acadêmicos do 4º ano do curso de Geografia, bacharelado, e de pós-graduação em Geografia, mestrado e doutorado, do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) estiveram, nesta terça-feira (11), no Gabinete Municipal, para uma visita técnica com o prefeito Augustinho Zucchi. O encontro teve o objetivo de conhecer o planejamento urbano realizado em Pato Branco, bem como, suas particularidades envolvendo a questão dos incentivos tecnológicos. A escolha pela cidade, de acordo com o doutor e diretor do Departamento de Geografia, Lisandro Pezzi Schmidt, se deve ao fato das conquistas recentes que o município tem alcançado em diversos setores e que tem promovido seu desenvolvimento.

“Enquanto profissionais em Geografia, nossa intenção foi visualizar como o espaço está sendo organizado e planejado. Como acompanhamos a repercussão regional que Pato Branco vem alcançando, com este fato sempre sendo comentado junto aos grupos de pesquisa das quais fazemos parte, queríamos conhecer os projetos inovadores, o empreendedorismo e o que está sendo oferecido à população. Do que vimos até o momento, nossas expectativas foram superadas, a realidade é muito melhor, por isso, queremos registrar aqui, nossa intenção de estarmos à disposição para que futuros projetos e ações sejam desenvolvidos em parceria com o Departamento de Geografia da Unicentro”, disponibilizou Lisandro. 

O prefeito Augustinho Zucchi enalteceu a importância da visita e da participação das universidades públicas como um vetor de desenvolvimento das cidades. “Na atualidade a vida da maioria das pessoas está voltada para as áreas urbanas, logo, é preciso planejar o crescimento de maneira que todos os setores também sejam contemplados, como transporte coletivo, educação, saúde, entre outras. Planejar exige tomada de decisões, com conhecimento técnico, sempre priorizando a coletividade, assim, as cidades crescem de maneira inteligente e sustentável”, afirmou Zucchi.

De acordo com Zucchi, “a tecnologia é um dos meios para alcançarmos este ideal, por isso que, em Pato Branco, incluímos ela em nossa cultura, com a implantação de programas que contemplam, desde a primeira até a terceira idade. Para nossos alunos da Rede Municipal de Educação, temos o programa Clique Conhecimento, com a utilização, em sala de aula, de tablets com aplicativos educacionais e, também, aulas de robótica e de diversos tipos de linguagem de programação. Para a terceira idade, oferecemos cursos de informática e de smartphone e realizamos, a cada dois anos, a Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, que aproxima a tecnologia de todos os públicos e idades. Essas e outras iniciativas, tem o objetivo de fazer com que o desenvolvimento de nossa cidade contemple toda a população”.

Visita Técnica

Anteriormente ao encontro com o prefeito, os acadêmicos já haviam conhecido a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, onde o secretário Emerson Michelin, apresentou os projetos desenvolvidos em Pato Branco. Posteriormente, a visita contemplou alguns pontos da cidade, entre eles, Largo da Liberdade, Praça Presidente Vargas, Parque do Alvorecer, Parque Tecnológico e Vila São Pedro.

O secretário municipal de Planejamento Urbano, Emerson Michelin, afirmou que a visita é motivo de orgulho. “O destaque como Cidade Inteligente, a Inventum e a Incubadora do Parque Tecnológico são motivos para vir e conhecer como é feito o planejamento em nossa cidade. Ficamos orgulhosos em ver que eles estão interessados em aplicar em outros locais o modelo realizado em Pato Branco, isso nos motiva a trabalhar buscando sempre melhorias e novas soluções”, concluiu Emerson.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários