Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Desfile cívico revive a história de Pato Branco

Solenidade reuniu no sábado (07), na Praça Presidente Vargas, centenas de pessoas, que prestigiaram a apresentação de escolas e entidades

Com o tema “A História da nossa História”, a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou no sábado (07), desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil. O evento reuniu na Praça Presidente Vargas alunos de 25 escolas da rede municipal, escolas particulares, Instituições de Ensino Superior e 46 entidades civis e militares, entre associações, Organizações Não Governamentais (ONGs), Centros de Tradição Gaúcha (CTGs), grupos de escoteiros e esportivos, Batalhão da Polícia Militar (BPM), Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, entre outros. O evento foi prestigiado pela comunidade, diversas autoridades locais e estaduais e pela imprensa.

O desfile, que encerrou a Semana da Pátria, pela primeira vez, nesta edição, foi formado por blocos mistos de integrantes das escolas e representantes de entidades. Fazendo uso de vestimentas, acessórios e adereços, os grupos contaram a história de Pato Branco, realizando um mergulho cultural sobre a identidade, formação e evolução da cidade. Entre as temáticas apresentadas, estiveram: Pato Branco: os primórdios; Revolta dos Posseiros; História do Bairro Fraron; Os pioneiros; Instalação do Corpo de Bombeiros; Cultura Alimentar; Hino de Pato Branco; Agricultura; Religiosidade; Educação; Comunicação; Tecnologia e Inovação; Aeroporto, entre outros.O desfile iniciou com apresentação da Banda Municipal, seguido das escolas e entidades. A Banda Municipal estabeleceu o ritmo de todo o desfile.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, enfatizou que o evento envolveu toda a sociedade, por ser uma temática que retrata a história do município. “Todo o dia construímos o nosso caminho e acredito que “A História da nossa História”, contada por escolas e entidades,restabelece nossos valores e reafirma nosso compromisso com a Pátria, acreditando que temos muito direitos, mas também deveres a cumprir com a nossa sociedade”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, afirmou que o desfile encerrou uma semana de reflexão, em que foram vivenciadas diversas situações que valorizaram o civismo. “O engajamento de toda a comunidade, evidenciando a nossa história, fez com que remexêssemos nas lembranças e em nossas raízes. Mostramos na avenida uma linha do tempo de Pato Branco, em que gerações apresentaram memórias e permitiram uma maior compreensão sobre tudo o que já foi construído em nossa cidade”, salientou.

A semana

O desfile marcou o encerramento de uma semana de atividades itinerantes, realizadas de forma descentralizada, na sede do Corpo de Bombeiros; CEU das Artes e do Esporte; Largo da Liberdade e BPM.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários