Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura de Pato Branco tem primeiros servidores aposentados pela Patoprev

Nesta quarta-feira, dia 30, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, assinou as portarias das primeiras aposentadorias realizadas pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) – PatoPrev. Na ocasião, 19 servidoras municipais tiveram as aposentadorias oficializadas por idade e tempo de contribuição, sendo 17 professoras da Rede Municipal de Educação e duas profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

O Instituto de Previdência Municipal garante ao servidor a integralidade da última remuneração ou da média salarial, preenchidos os requisitos, conforme cada situação a ser avaliada pela equipe técnica da Patoprev. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) limitava o valor do benefício no teto de contribuição do servidor, que hoje está em R$ 5.839,00, podendo ainda sofrer redução com aplicação do fator previdenciário.

O prefeito Augustinho Zucchi ressalta a importância dos avanços ligados à previdência dos funcionários municipais. “O modelo de gestão e aposentadoria adotado por Pato Branco, por meio da Patoprev, deve ser um exemplo, administrado com rigor e transparência. Continuaremos trabalhando para que esse fundo previdenciário seja solidificado, pois além de um direito dos funcionários, é um alento para o final da carreira daqueles que tanto contribuíram para o futuro da nossa cidade, trabalhando diretamente com a população”, destacou.  

A professora, agora aposentada, Sandra Carneiro Wustro, possui 32 anos de magistério pelo Município e foi a primeira a receber a portaria assinada pelo prefeito Augustinho Zucchi. “Estou muito emocionada, é um momento único, temos que agradecer ao prefeito e à Patoprev, por terem assegurado o nosso direito. Tenho gratidão pela minha profissão e por cada aluno que passou na minha trajetória”, disse.

O presidente da Patoprev, Ademilson Cândido da Silva, ressalta que sua equipe está sendo preparada para oportunizar ainda mais agilidade nos processos dos servidores municipais. “Estamos buscando aprimorar a agilidade no atendimento, pois a meta do Instituto de Previdência é aposentar o servidor em no máximo 30 dias, contados da data do protocolo, superando o prazo previsto pela lei municipal, que é de 45 dias”, ressalta.

O impacto financeiro mensal, a partir das aposentadorias autorizadas nesta quarta-feira (30/01), será de R$ 118.723,73. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura lançará, nos próximos dias, edital de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de novos professores.

Novas aposentadorias

Segundo o presidente da Patoprev, em 2019 será realizado um senso previdenciário, para o planejamento das aposentadorias previstas para o ano seguinte. Servidores públicos municipais interessados em solicitar a aposentadoria, podem se dirigir à Patoprev, pois parte do atendimento inicial é feito sem agendamento, com uma análise prévia da situação do servidor.

“Identificado o enquadramento na regra, é feito uma prévia do valor do benefício. No ato de aposentadoria, o servidor pode ter várias regras disponíveis de enquadramento, sendo orientado, sempre, pela regra mais benéfica”, explica Ademilson.

Para mais informações, basta ir até à Patoprev, que situa-se na Rua Tapajós, 64, sala 2. O telefone de contato é o (46) 3225 – 6167.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários