Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco terá R$ 32,5 milhões em investimentos no abastecimento de água

Nesta terça-feira (30), a Sanepar assinou um convênio com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 32.500.000,00, para obras de infraestrutura que garantirão a ampliação do sistema de abastecimento de água em Pato Branco. O planejamento atende a demanda da cidade, para prevenir a falta de água generalizada, problema frequente em grandes centros do país. A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito Augustinho Zucchi.

Segundo o gerente regional da Sanepar, Aderbal Roncatto, a estação de tratamento de Pato Branco funciona desde 1970. Nesse período, em virtude do crescimento territorial e populacional, a implementação de tecnologias garantiram que a capacidade da estrutura aumentasse – de 630 mil litros de água por hora, hoje são 730 mil litros/hora. Com os novos investimentos, a capacidade chegará a 950 mil litros por hora.

Aderbal explica que um estudo feito pela Sanepar apontou a necessidade das melhorias até 2017/2018. “As obras envolvem uma nova adutora no Rio Pato Branco, um novo módulo na estação e também a aquisição de um terreno para um novo reservatório. Com toda essa infraestrutura, estamos trabalhando para garantir o abastecimento de água em Pato Branco pelos próximos 15 ou 20 anos”, disse.

Para o prefeito Zucchi, investimentos do gênero garantem o futuro sustentável do Município e, por isso, paralelamente aos investimentos da Sanepar, a Secretaria de Meio Ambiente manterá as ações pela preservação da bacia do Rio Pato Branco.

“A possibilidade da falta de água é algo preocupante, tendo em vista o crescimento e a expansão planejada para a cidade. Investimentos como estes, que ampliam a condição de captação, atendem ao crescimento de Pato Branco”, ponderou Zucchi, lembrando que a Prefeitura trabalha, junto com a Sanepar, na ampliação da rede coletora de esgoto.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários